As máquinas estão rugindo na cabeceira da Cachoeira Alta do Tarumã. Parece que algo vai acontecer aqui. Será o começo das obras do Parque prometido pelo Greenpeace durante a festa Rave Ecosystem, que já completa quase dez anos de enganação. Nós continuamos de olho! Somos mesmo zeladores humildes deste abandonado pedaço de Manaus. A lama que se acumulou durante estes dez anos de abandono, fez com que a lâmida dágua, que cobria toda a lage superior da Cachoeira ficasse reduzida a um filete insignificante.
A obra de dragagem é importante sim. É um começo, uma esperança… Talvez este santuário ecológico importantíssimo para a nossa cidade, comece a ser reconduzido ao seu lugar: Patrimônio Paisagístico, Ecológico, Etno-Cultural, Sincrético-Religioso e de lazer. Agora para não ser uma farsa, é preciso despoluir e dragar todo o igarapé da Cachoeira Alta até sua nascente. O trabalho é gigantesco, pois envolve a retirada de centenas de casas instaladas em suas margens.
Em seguida vem a recomposição de toda a floresta ciliar. Aí sim poderemos dizer que a nossa Cachoeira Alta recebeu o tratamento e o reconhecimento que Manaus lhe deve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário