sexta-feira, 28 de maio de 2010

Nós adoramos maracujá…

DSC02741 

Faz dias que estamos observando o movimento de animais e insetos que frequentam os girais de maracujá que instalamos e já começam a produzir belos frutos totalmente orgânicos.DSC02726 O Sauin-de-coleira observa “entocado” uma nova possibilidade de alimentação. A coleta indiscriminada de frutos ( principalmente maracujá-do-mato) e derrubada de florestas nativas diminuiu sensivelmente seu estoque de alimento. Então resta se arriscar e locais abertos. Pelo aqui eles estão seguros e podem comer à vontade.

Mas são os insetos que oferecem um espetáculo mais escancarado. Alguns são fundamentais na polinização das flores para que se transformem em frutos. DSC02744  Esta é a abelha gigante e solitária popularmente conhecida como mamangava(ba). Ela é especialista e basicamente, exclusiva polinizadora do maracujá.

O resto da turma que adora um maracujazinho, talvez não seja tão amável quanto o abelhão. DSC02732

São insetos incríveis e muito esquisitos. to-DSC02743 dos frequentando a mesma festa, causando danos e benefícios diferentes.DSC02792

Optamos por um cultivo livre de venenos e aditivos fertilizantes artificiais, para conhecer de perto essa turma. E olha: Tá valendo a pena. Dá só uma olhada nesse cara aí.   

       

caba-vespas

Ainda esperamos por mais surpresas, afinal os frutos ainda estão verdes. Quando a época de colheita chegar, aí vamos ver quem mais vai aparecer…

393

Nenhum comentário: