terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Estamos próximos do Natal ....uma data muito especial  , aqui também comemoramos o aniversário do  nosso pesquisador mirim , João Miguel que sempre traz fotos e notícias boas para o blog. Aproveitamos para parabenizar com muito carinho esse grande ambientalista pelos 11 anos de vida acompanhando o Igarapé Água Branca !!!! Aniversariante do dia 25 de dezembro.
Desejamos a todos nossos seguidores um Natal cheio de Luz, Amor, Esperança e Harmonia !!!!!
Que o ano de 2012 seja um ano de transformação e realização !!!!!!
A bicharada do igarapé está fazendo fila para desejar Feliz Natal a vocês que colaboram com nosso trabalho ...o desejo deles já sabemos bem qual é....simplesmente vida...viver é o que as águas , animais e plantas do entorno do igarapé querem de Natal pois esse fim de ano foi bem triste, muitas áreas desmatadas e muitas vidas exterminadas.
 Pica -pau raro da Amazônia
Um Feliz Natal e próspero Ano Novo são os votos da floresta e do Igarapé Água Branca  !!!!!!!!


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Clima Natalino

Dia 25 de novembro realizamos o primeiro Bazar Água Branca nas margens do igarapé.
A intenção do bazar foi reunir os amigos do igarapé e expor os dotes artísticos e culinários dos mesmos.
Muita comida gostosa ,pratos naturalistas , belos artesanatos e música agradável .
Na floresta encontramos muitos materiais diferentes e bem exóticos....na mata do Tarumã não é diferente selecionamos alguns artesanatos feitos com folhas,sementes e fibras amazônicas coletadas nas proximidades do Igarapé Água Branca.
As camisetas, bolsas e vestidos com aplicação de folhas amazônicas são da marca Kaitá ,um belo trabalho coordenado por Rosângela e Fabiano. Todas as folhas tem seu nome científico .
Os arranjos de natal são todos naturais, criação de Michele. Guirlandas com fibras do açaí e vários enfeites com galhos, folhas e sementes de açaí, buriti, inajá, tento, dendê, embaúba e outras espécies nativas.
 Filtro dos sonhos,brincos , pulseiras e tererê desenvolvidos por Andrezza.
Para quem estava meio dolorido tinha até um ótimo quiroprata, Ralph .
Brincos com pérolas e pedras feitos por Roberto , o mesmo cuidou do som com seu super equipamento e ótimas musicas.
Vatapá (Jó ), torradas com pasta de ricota e suco verde (Michele ), estrogonofe e humus (Bruna ), pão integral (Ricardo ) e vários pates.
Agradecemos a todos que compareceram e colaboraram para que pudéssemos nos reunir neste final de ano...
O igarapé tem muitos amigos criativos ,nosso objetivo é mostrar o lado artístico de todos e reunir idéias ambientalistas.
Mais fotos mostraremos nas próximas postagens.
Desde já desejamos a todos nossos seguidores que batalham pelas causas ambientalistas um ótimo Natal e que este Ano Novo seja cheio de esperança, amor, harmonia , alegria e muita saúde.
O igarapé Água Branca agradece a todos que acompanham sua luta pela sobrevivência !!!!!!!!!!















segunda-feira, 28 de novembro de 2011

As florestas e águas de Manaus gritam por socorro !!!!!!!

Essa semana os moradores da rua Caravelle foram surpreendidos com um mega desmatamento de florestas que fazem parte da mata ciliar do Água Branca que abrigava centenas de espécies de animais e plantas , sem contar inúmeras nascentes de água que desaguavam no igarapé.
Em dois dias a paisagem mudou bruscamente ,deixando os moradores muito aflitos e mais uma vez com o velho sentimento de impotência...sem apoio e sem respeito das autoridades.
O responsável pela obra (que não está identificada ) apresentou uma autorização assinada pelo secretario de meio - ambiente....inacreditável.
APA é aquela destinada a preservação dos recursos ambientais e pode apenas ter uso sustentável, sua ocupação deve ser controlada para não prejudicar o ecossistema da área, mas não vemos isso acontecer na área do Tarumã...invasões e condomínios tomam conta das florestas destruindo vidas e proliferando a malária.
Muita beleza e muitas espécimes ainda não identificadas vão desaparecendo e se despedindo desse lugar  tão especial e tão desprezado.
Esperamos conseguir apoio para barrarmos essa estupidez e que os proprietários se adequem a área.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mata Ciliar ,essencial para vida do Igarapé

A qualidade da água dos igarapés depende da preservação das florestas ciliares.
Matas Ciliares são os corredores de floresta que ficam às margens de igarapés , rios ,lagos e olhos d'água ,possuem esse nome por atuarem como os cílios dos rios , protegendo os recursos hídricos.
Elas são ou deveriam ser protegidas por lei, sendo classificadas como Áreas de Proteção Permanente.
Principais funções das Matas Ciliares :
   .Controlar a erosão nas margens dos cursos d'água , evitando o assoreamento dos mananciais ;
   .Auxiliar na proteção da fauna local ;
   .Manter a quantidade e qualidade das águas ;
   .Filtrar os possíveis resíduos de produtos químicos com agrotóxicos e fertilizantes ;
   . Através de suas copas , interceptam e absorvem a radiação solar, contribuindo para a estabilidade térmica dos pequenos cursos d'água ;
   .Promover a integração com a superfície da água , proporcionando cobertura e alimentação para os peixes e outros componentes da fauna aquática.
Milhares de animais habitam nas matas do Tarumã dependendo totalmente destas florestas.
Depois de muita batalha os moradores do entorno do Igarapé Água Branca conseguiram impedir uma usina de asfalto de se instalar próximo as residências e do igarapé. Agora uma clareira foi aberta da noite para o dia com a intenção de construir um condomínio, estavam abrindo até bem perto das margens do igarapé .
Mais uma vez os moradores da rua se uniram e acionaram a Semmas , que advertiu e determinou a paralisação da obra .Esperamos que acompanhem o caso, pois essa área faz parte da mata ciliar do igarapé e de várias nascentes.


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Bico - de - brasa , um pássaro mais que especial



Cheio de charme é o Bico - de- brasa , também conhecido como Chora - chuva , Tangurú - pará , Juiz - do - mato e Sauní em outras regiões. Sempre em bando formam uma verdadeira orquestra da floresta nas margens do igarapé Água Branca , fantásticos caçadores de grilos  e outros insetos silenciam quando estão caçando e movimentam lentamente as caudas em círculos para chamar atenção do bando sem ruídos.




Da família dos buconídeos , medem até 27,5 cm de comprimento ,plumagem cinzento - escura e bico bem vermelho.
Essa é mais uma espécie que habita no Tarumã e precisa muito do Igarapé limpo e preservado !!!
Lembramos que todas as fotos publicadas nas postagens são fotografadas pelos administradores do blog e amigos do igarapé .














domingo, 2 de outubro de 2011

Aranhas multicoloridas 2

Essa linda aranha sempre faz suas teias perto do igarapé, se observar bem terão várias teias próximas umas das outras.
Em nossas pesquisas não encontramos nada sobre elas, contamos com a colaboração de nosso seguidores biólogos . Aliás tem vários animais que encontramos aqui no Tarumã e ninguém sabe dizer o que é, difícil acreditar que um berço como esse está desaparecendo com muitas espécies que não foram catalogadas ainda.
São muitas vidas ameaçadas junto as florestas do Tarumã.
Salve nosso Tarumã !!! Salve o igarapé Água Branca !!!

Aranhas multicoloridas

As explorações de João Miguel (10 anos ) nas margens do Água Branca sempre rendem novidades....encontrou uma aranha diferente ,chamou sua atenção que na teia da aranha havia um grilo.
João cutucou a teia e com o movimento a aranha rapidamente enrolou o grilo com teias que saiam dela , apartir deste dia João começou a caçar grilos e colocar na teia e todo o processo se repetia...um belo dia quando estava colocando o grilo  viu tipo uma casinha de barro na teia ..curioso achou melhor não cutucar mas ficou acompanhando até que a casinha abriu e saiu centenas de bolinhas minúsculas...eram aranhas bebês....
Esse Tarumã é mesmo cheio de surpresas !!!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Um trecho do belo poema Amazônia

........Amazônia, amazônia......
quem deterá o teu martírio
uma vida tão adversa num adverso viver
Falo dos teus  hectares de sangue
da lâmina cruel, da pira ardente
dessa cartilha de serras, rifles e archotes
dessa morte plural
na diversidade de aves e primatas
roedores, felinos e serpentes.
Falo de uma terra de cepos
de raízes degoladas
de caules retalhados
de castanheiras preservadas....a morrer de solidão.
Falo da linha negra do fogo e desse cemitério de troncos defumados.....
                                                                    _   Manoel de Andrade  -Amazônia

terça-feira, 13 de setembro de 2011

A gigante Caninana

A Caninana tem fama de brava,quando irritada dilata o pescoço. É da família dos colibrídeos e pode atingir mais de três metros.
Ao contrário do que dizem ela não é peçonhenta, se alimenta de cobras pequenas ,aves, ratos, lagartos e rãs.
Ocorre em todo o Brasil, na Venezuela e nas Pequenas Antilhas. Muito ágil tanto no chão quanto nos galhos das árvores, seu nome na língua Tupi quer dizer cabeça em pé.
Esta cobra foi vista na beira do igarapé Água Branca pelo João Miguel  (10 anos ) que estava procurando ingá.....quando olhou  a Caninana de longe ficou animado achando que era uma super ingá, chegou mais perto e viu que era uma cobra então foi correndo pegar a máquina e claro chamar um adulto. Estava no pé de ingá e quando chegamos perto logo saltou para o chão e subiu rapidamente em outra árvore.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Rã é flagrada cantando

Rã não é perereca e não é mulher do sapo, são apenas parentes. Existe rã macho e rã fêmea, uma diferença entre rã e perereca são as extremidades dos dedos, pois os dedos das pererecas possuem uma espécie de bolinha, chamada ventosa.
As rãs não contém as mesmas glândulas de veneno do sapo.
Segundo pesquizadores as rãs nunca bebem água, elas absorvem através da pele.
Durante a noite centenas de rãs se encontram para cantar na beira de rios e igarapés e formam um verdadeiro coral.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Controle de Balneabilidade

O igarapé Água Branca é monitorado pela Semmas e  faz parte da lista oficial de balneários da cidade de Manaus.

A coleta é feita toda terça- feira pela Vigilância Sanitária e depois enviada para Semmas.
Agradecemos ao José Maria ,funcionário da Vigilância Sanitária por contribuir com o igarapé !!!
Estamos agora denunciando a ausência do serviço paralisado desde 24/08/2011. Entramos em contato com a Semmas através do twitter @semmasmanaus e recebemos resposta garantindo que serviço retornaria este mês. Estamos aguardando e temos certeza que promessa será cumprida.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Tarumã - Área de Preservação Ambiental

De acordo com a legislação ambiental brasileira, Área de Preservação Ambiental (APA ) é  aquela destinada á preservação dos recursos ambientais (fauna, flora, solo e recursos hídricos ). Uma área de proteção ambiental pode apenas ter uso sustentável ou seja, seu acesso, ocupação e exploração devem ser controlados para não prejudicar o ecossistema da área.
 Principais finalidades de uma APA :

- Garantir a proteção dos ecossistemas e suas diversidades biológicas ;
-Disciplinar a ocupação do solo;
-Possibilitar o uso sustentável dos recursos naturais ( solo, água e vegetação ).

Essas áreas podem ter posse e domínios público ou privados, porém , cabe aos órgãos governamentais a fiscalização da ocupação e exploração das  Áreas de Proteção Ambiental.


sexta-feira, 22 de julho de 2011

Disputado Inajá...tesouro da Amazônia

Palmeira típica do Amazonas e aqui no Tarumã alimenta muitos animais. O Inajá é oleagenoso ,possui ótimos palmitos, frutos e amêndoas.
O óleo extraído pode ser utilizado na indústria alimentícia, cosméticos, produtos farmacêuticos e rações.
A novidade é que seu óleo será aproveitado para gerar energia em usinas de Bio Combustível.
 Na foto acima flagramos o pica- pau e o esquilo compartilhando o Inajá.
Macacos como os sauins e os barrigudos também são frequentadores assíduos da palmeira.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Meu amigo igarapé

Hoje é dia do amigo e vamos fazer uma homenagem ao nosso amigo querido : o igarapé Agua Branca.
Amigo de todas as horas, mata a sede de milhares de animais, refresca o corpo e revigora a alma de seus banhistas, acalma nossos ouvidos com o barulho de sua corredeira , abriga muita vida debaixo de suas águas....
Companheiro  incansável das crianças e dos passarinhos, tu és um amigo de verdade...quase mágico , parece ter o dom de transformar tristeza em alegria, preguiça em disposição, angústia em tranquilidade, melancolia em vida ...sua água gelada ativa qualquer ânimo !!!
Nosso amigo querido , nós te amamos muito !!!!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Urubú de cabeça amarela

Morador do Tarumã, o Urubú de cabeça amarela mede entre 53 a 65 cm e sua envergadura até 1,60 metros. Pesam  entre 950 e1550g. ,a cor do corpo e da asa são iguais a do Urubú da mata mas a cabeça é amarela clara .
Alimentam -se principalmente de pequenas presas e carniças, é um caçador mais ativo , capturando pequenos vertebrados em voos rasantes.
Seus ninhos são feitos em grandes cavidades de árvores e os ovos são branco -amarronzados. Essa espécie é mais comum no Nordeste e no Amazonas.
Graças aos Urubús há uma rápida reciclagem das carcaças e reincorporação ao sistema dos nutrientes possuem altíssima capacidade de resistencia a organismos infecciosos.
Para as pessoas é um animal nojento , para a natureza , simplesmente indispensável.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Diário de férias nas margens do igarapé

Meu nome é João Miguel e moro nas margens do Água Branca, vou contar algumas das nossas descobertas nessas férias vividas por mim e meus amigos.
 Nesta foto meus amigos que estão morando em João Pessoa matam a saudade do igarapé se segurando no cipó igual ao Tarzã !!!
 Tiramos muitas fotos legais das nossas brincadeiras e de animais que nunca mais tinham aparecido por aqui e vou contar tudinho.
São tantas coisas legais que fica difícil saber por onde começar....
Estávamos caminhando por dentro do igarapé e encontramos um ninho de beija- flor, foi muito legal , não chegamos muito perto para não espantar pois da outra vez que vimos um ninho meu pai falou que a fêmea abandona o ninho quando nos aproximamos muito então corri pegar a máquina e consegui tirar foto, achei engraçado porque da outra vez o ninho também estava na ponta da folha .

Resolvi procurar na internet alguma coisa sobre eles e achei ... quase todas as fotos de ninho de beija -flor estavam na ponta das folhas .
Sem dar zoom na máquina nem dá pra perceber o danadinho.
Então oque encontrei na internet é que o menor beija -flor do mundo se chama Beija- flor abelha e mede da ponta de sua cauda até a ponta de seu bico cerca de 6 cm , pesando até 2 gramas. No site que encontrei esses dados dizia que só existem em Cuba mas sempre vejo desses aqui. São muito pequenos ,são eles mesmo.
Se alimentam de néctar ,insetos e aranhas.... por isso sempre peço para minha mãe não tirar todas as teias de dentro de casa porque eles entram todos os dias pra comer as aranhas pequenas. Seus ninhos são feitos com musgos, raminhos e teias de aranha, suas asas batem sem parar pra frente e pra trás, pra um lado e pra outro, batem + ou - 70 vezes por segundo. Já tentei contar mas é impossível....
Bem, vou me despedir por aqui , mas já estou preparando a próxima matéria. Abraços a todos !!!!!!

domingo, 3 de julho de 2011

Visitas especiais nas férias de julho !!!!

As crianças que moram nas margens do igarapé Água Branca estão de férias e o tédio passa longe daqui, monotonia e falta do que fazer......nem pensar.
Banho de igarapé com certeza é o programa principal ,o João (mais velho )aproveita para pescar e tirar fotos das novidades,sempre chega um amigo para acompanha-lo,os outros se divertem andando de bicicleta,brincando no balanço,pulando  corda,brincando de amarelinha....mas a atração do momento está sendo as visitas da floresta bem pertinho de casa.



A novidade desta semana foi essa cobra, estávamos fazendo as tarefas de aula  dentro de casa, de repente escutamos um barulho esquisito bem do ladinho da janela (telada) eles levantaram curiosos para ver o que era, subiram na cadeira e deu pra ver a cobra acabando de engoilr um sapo....era ele que estava gritando, corri lá pra fora para registrar, eles gritavam : -filma mamãe ! , -tira foto !
A cobra era enorme e na primeira foto dá pra ver o último pedaço do sapo sendo engolido, pulbicaremos  no You Tube o vídeo que mostra o sapo sendo devorado.
Sempre lembramos as crianças do cuidado que devem ter , principalmente com cobras, sempre muito atentas observam tudo e ficam de olho no menor (tres anos) .
Não temos certeza se era uma papagaio, se  alguem conseguir identificar agradecemos a colaboração.
A cada semana de julho publicaremos matérias feitas pelas crianças contando suas aventuras das férias e claro com fotos muito especiais !!!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Há dez anos Ong Mata Viva denuncia destruição ambiental no Tarumã.

http://acritica.uol.com.br/manaus/invadida-Taruma-desocupada-pacifica-PM_5_501599837.html


A Ong Mata Viva completa 11 anos com uma grande conquista: O Tarumã começa finalmente a entrar na palta de discussões que envolve um novo planejamento urbano para Manaus. Sempre afirmamos e provamos que a cidade está avançando de forma criminosa, irresponsável e insana sobre as últimas floestas urbanas da cidade.Agora o que ve mos é um verdadeiro festival de invasões, ocupações irregulares e obras cujas licenças ambientais, são extremamente suspeitas.

Não podemos ficar esperando pela eterna incapacidade do poder público de  intervir de forma antecipada aos crimes ambientais. A Invasão José Alencar por exemplo coemçou pequena, com alhuns invasores que fizeram logo seus barracos. Todo mundo sabia no que ia dar, mas as äutoridades" ambientais sentadas em suas salas no ar-condicionado, deixaram que a situsção avançasse até onde chegou: Milhares de hectares de florestas derrubados e muita gente desabrigada.
Para nós este tipo de atitude não passa de um golpe muito bem armado. As "autoridades" sabem das consequências que qualquer invasão gera, (destruição ambiental e degradação social) mas insistem em fazer de conta que não sabiam, se omitindo a agir preventivamente. Depois que o cáos se instala e a destruição total acontece aí as autoridades agem para retirar todo mundo e "recompor" a área invadida. Acontece que tudo está destruído e já que é assim, fica aberto o caminho para empleiteiras e empresários solicirem a área para empreendimentos que prometem moradia barata para o povo.
Não ficaríamos nem um pouco surpresos se de uma hora para outra o local invadido se transforme em conjunto residencial, fábrica, comércio ou mesmo "bairro planejado". O Jornal Acrítica mostra claramente  a situação do Tarumã hoje >)  http://acritica.uol.com.br/manaus/Bairro-Taruma-territorio-sitiado_0_501549869.html (> e nós da Ong Mata Viva comemoramos nosso aniversário de 12 anos de existência dizendo: Nós avisamos. E não é de hoje.

Veja mais >) http://acritica.uol.com.br/manaus/Invasores-Taruma-decidem-deixar-confronto-Amazonia-Manaus-Amazonas_0_500949997.html

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Jornais denunciam destruição ambiental no Tarumã.

Continuamos correndo atrás do prejuízo. Empresas que só visam lucro fácil não respeitam meio-ambiente. Na Rua Caravelle, construtora de instalou e acabou com a paz no local. Veja matéria.

http://blogs.d24am.com/blog-do-dez/2011/05/26/grandes-empresas-ameacam-taruma/comment-page-1/#comment-1169

domingo, 29 de maio de 2011

Os sem-teto do Tarumã. Parte II

Porque uma cidade como #Manaus nega refúgio para animais que frequentam e moram na cidade muito antes de todos nós. Estes sem-teto do Tarumã não têm defensor nenhum. Estão órfãos e condenados a extinção. Como não temos força e nem recursos para evitar tamanha tragédia, publicamos (talvez) as ultimas imagens destes animais em liberdade e tentando se manter vivos
Os sem-teto do TARUMÃ estão sendo expulsos por condomínios, fábricas, forrós, bregas, oficinas e garagens de tratores, indústrias, comércio e dezenas de outras invasões ilegais. Que tipo de APA é essa? Que tipo de Corredor eclógico é esse? Que cidade é essa que não cuida do seu jardim?...

Os sem-teto do Tarumã.

As florestas fragmentadas do Tarumã abrigam animais maravilhosos. Como morador instalado aqui há mais de 12 anos, percebo a dizimação da fauna, flora e recursos naturais, num ritmo cada vez mais voraz e predatório. Até quando vamos ter florestas para alimentar o Pica-Pau-Amarelo do igarapé Água Branca?

terça-feira, 17 de maio de 2011

Empresa fantasma comete crime ambiental na Apa-Tarumã. Animais, águas e floresta ameaçados.

Expansão industrial e imobiliária deixa área verde sob ameaça

Moradores denunciam a ‘invasão’ de condomínios e indústrias - com e sem licença ambiental- nas áreas verdes do bairro
Manaus, 17 de Maio de 2011
Monica Prestes
    Na rua Caravele, Máquinas trabalham em terreno comprado por fábricas de asfalto
    Na rua Caravele, Máquinas trabalham em terreno comprado por fábricas de asfalto (Divulgação)
    Dois fragmentos de floresta que abrigam igarapés situados dentro de uma das mais importantes Áreas de Proteção Ambiental (APA) de Manaus, no Corredor Ecológico da Amazônia Central , partes do projeto Reserva da Biosfera, da Unesco, estão ameaçados pela expansão "silenciosa" do Distrito Industrial e do mercado imobiliário para o bairro do Tarumã, na Zona Oeste.
    Enquanto no entorno do Corredor Ecológico das Cachoeiras do Tarumã mais de 23 hectares de área verde foram desmatados nos últimos anos, o Corredor Ecológico do Igarapé Água Branca já perdeu cinco mil metros quadrados de floresta de seu entorno nos últimos meses. Isso só com a implantação de uma fábrica de asfalto a cerca de 200 metros do leito do igarapé, em uma área cercada de nascentes.
    O alerta é da presidente da Associação dos Moradores da rua Caravele (Amoc), Juliana Mitoso, que denuncia o desmatamento acelerado de todo o bairro, promovido pela instalação de indústrias que vão do ramo de cosméticos a asfaltos e a construção de condomínios residenciais.
    "A cidade está se expandindo e isso é natural, mas o Distrito Industrial está fazendo uma expansão silenciosa para o Tarumã, e essa situação nos preocupa, principalmente no entorno desses dois redutos da vida silvestre, preservado há tanto tempo", esclareceu.
    De acordo com Mitoso, nos últimos dois anos dezenas de indústrias ou empresas construíram galpões no bairro. A maioria delas ao longo da avenida do Turismo, que vai desde a praia da Ponta Negra até a avenida Torquato Tapajós, nas proximidades da avenida Grande Circular 2, no Santa Etelvina, Zona Norte.
    "Bem em frente ao parque da Cachoeira Alta foi construído o Pólo Industrial Moveleiro. As fábricas já estão em quase toda a extensão da avenida do Turismo, da Torquato Tapajós até a (estada da) Vivenda. Do aeroporto até a Ponta Negra tudo já foi loteado para condomínios residenciais", detalhou.
    Sem identificação
    Uma das obras que compromete a vida silvestre e o meio ambiente no entorno do Igarapé Água Branca é a instalação de uma fábrica de asfalto sem identificação na rua Caravele, contou Mitoso. Na mesma rua, também está se instalando uma fábrica mexicana de cosméticos.
    De acordo com ela, a fábrica de asfalto comprou o terreno do terreiro de umbanda Urubatan da Guia, fundado há 84 anos, e derrubou toda a vegetação, incluindo um Pau Brasil.
    No último fim de semana, o maquinário da usina de asfalto foi levado para o local, em dois dias de trabalho ininterrupto.
    “O que nos preocupa é que os resíduos da fábrica de asfalto são espalhados pela fuligem, pelo ar, e contaminam todo o ambiente ao redor. Sem falar que essa obra não tem licença ambiental”.
    Saiba mais
    Área protegida
    Criado em fevereiro de 2009, o Corredor Ecológico das Cachoeiras do Tarumã tem 4 milhões de m² e abrange as cachoeiras Alta e Baixa do Tarumã.
    Ipaam vai apurar
    Segundo o diretor do Ipaam, Ademir Stroski, as denúncias sobre desmatamentos no entorno das cachoeiras e do igarapé Água Branca serão apuradas com fiscalizações.  
    Semmas embargou
    A Semmas informou que, há dois meses, a suposta fábrica de asfalto da rua Caravele foi multada e embargada por desmatamento ilegal. Uma vistoria será feita hoje no local e pode resultar em nova multa.

    LUA DE BUDA – DESDE A FLORESTA ENCANTADA DA APA – TARUMÃ – DO IGARAPE AGUABRANCA – E DA CACHOEIRA ALTA – SALVE A LUA CHEIA !

    fullmoon

    Na noite iluminada na floresta ao lado de casa, ainda escuto o chuá do igarapé, o canto do bacural soliário, acompanhado pela sinfonia de grilos. Muito movimento: É Lua Cheia! SARAVÁ MINHA MÃE

    sábado, 30 de abril de 2011

    Assinaturas para salvar cachoeira Alta do Tarumã.

    Estamos empenhados em salvar um inestimável patrimônio natural de Manaus. Trata-se da Cachoeira Alta do Tarumã, localizada dentro da Área de Proteção Ambeintal do Tarumã e parte integrante do Corredor Ecológico da Amazônia.
    Infelizmente, o poder público e principalmente os órgãos ambientais, que deveriam zelar e proteger a natureza ainda sobrevivente na cidade de Manaus, pecam pela Omissão. Nós podemos fazer a diferença, forçando estas entidades a se manifestar e dizer para que servem.

    Se voce acha que patrimônios ambientais como florestas, igarapés, cachoeiras, igapós, nascentes e milhares de animais que vivem no Tarumã, precisam continuar vivendo e existindo lá, Apoie nossa causa. ASSINE nosso manifesto. Clique ao lado e demonstre seu amor e compromisso com a natureza viva em Manaus.

    terça-feira, 12 de abril de 2011

    CUTIA - Uma amiga do nosso Igarapé Agua Branca



    Quando não se sentem ameaçados eles saem tranquilamente da mata, e passeiam sem problema em áreas abertas. Ela vem casi todos os dias a ver o que estamos combinando.
    Salve a senhora Cutia, na esperança de poder proteger toda esta maravilha animal que habita no entorno do Igarapé Agua Branca.

    sexta-feira, 8 de abril de 2011

    ESQUILO AMAZONICO - ALGUNS TEM FORMAS RARAS PARA SE ALIMENTAR



    Outro simpático morador do corridor ecológico do Tarumã. Es muito dificil fazer uma registração como esta, eles são muito rápidos, mas ele estaba tão concentrado na comida que conseguimos grava-lo em uma posição bem curiosa.

    segunda-feira, 4 de abril de 2011

    Vespa Azul, mas um morador do Tarumã




    Dizem que a sua ferrada doe muito, como pode observar ela passa sem problema pelas teias de aranha.
    A nossa tarefa de registrar todos os animais que moram aqui no corridor ecológico, continua, na esperança de salvar todos e cada um, da ambição e a ignorancia de aqueles que não respeitam nossa Mãe Natureza

    segunda-feira, 28 de março de 2011

    STOP BELOMONTE DAM!- AJUDA URGENTE FORÇA BRASIL – AYUDEMOS A LOS HERMANOS DEL XINGU

    xingu

    Organizações capitalistas estão planejando construir uma usina hidroelétrica em BELO MONTE, região amazônica onde vive a comunidade do Xingú. Nós brasileiros não podemos deixar. Por favor, entre na página da ONU, Curta e deixe sua mensagem, para que possam perceber isso e virar pauta na reunião deles. O endereço da página é http://www.facebook.com/unitednationsfoundation

    STOP BELO MONTE dam construction. It will destroy the tradicional indigenous life on Xingú reserve in Brazil and all this ecosystem. STOP BELO MONTE !!!! Join us complaining on the UN Fan Page on Facebook: http://www.facebook.com/unitednationsfoundation

    Organizaciones capitalistas estan planeando construir una planta hidroeléctrica en Belo Monte, en la región Amazonas, donde vive la comunidad indigena del Xingu. Por favor, entrar en la página de la ONU, "gustar" y deje su mensaje para que puedan darse cuenta de esto y girar en su agenda de la reunión. La dirección del sitio web es http://www.facebook.com/unitednationsfoundation

    NO A BELOMONTE – XINGU E TODA SUA BIODIVERSIDADE PATRIMONIO DA HUMANIDADE

    domingo, 27 de fevereiro de 2011

    EU SOU O SAUIN - SIMBOLO DE MANAUS - EM PERIGO DE EXTINÇÃO




    Estaba trabajando en la varanda de casa y de repente escuché esos ruidos característicos del Sauin. corri a buscar mi cámara que estaba debajo de miles de cosas, y sali esperando que no se hubiera ido ... y tuve suerte!!  Realmente estaba lejos de donde él estaba, pero cuando hice zoom, casi me sorprendió, es como si el me hubiera sentido que estaba observandolo y consiguió hacerme sentir incómoda, como si me estuviera metiendo en su intimidad... que de hecho asi era :).  Este hermoso ejemplar de Sauin , que  es el símbolo de Manaus y que está en grave peligro de extinción, si Manaus no se moviliza para salvar las áreas de floresta de la ciudad, se va a morir, se va a acabar, rezo cada dia para esto no suceda, para que se haga la luz en las mentes de los politicos y en los corazones, ademas tambien en los de los habitantes de manaus que o no saben lo que tienen o no les importa (no sea cual de las opciones sea la peor) Que puedan sentir la importancia de este patrimonio que tienen en las manos, que salven o Sauin, que salven O ULTIMO IGARAPE LIMPIO DE MANAUS y que recuperen la CACHOEIRA ALTA DO TARUMÃ, será una utopía?

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++

    I was working on the veranda of the house and suddenly heard these noises of Sauin.ran to get my camera that was under a thousand things, and I left hoping it would not have gone ... and I was lucky! I was really far from where he was, but when I zoom, almost surprised me is how I would feel if he was watching and got me feel uncomfortable, like I was getting into his privacy ... which in fact was so:). This fine specimen of Sauin, which is the symbol of Manaus and is in serious danger of extinction if Manaus is not mobilized to save the forest areas of the city, is going to die, is going to end, I pray every day for this will not happen to be light in the minds of politicians and hearts, plus also those of the inhabitants of Manaus that or do not know what they have or do not care (no matter what option is the worse) They may feel the importance of this heritage they have in their hands, to save or Sauin, which saved CLEAN OR LAST Igarapé MANAUS and regain the upper CACHOEIRA of TARUMA  will be a utopia?

    ++++++++++++++++++++++++++++

    Stavo lavorando sulla veranda di casa e improvvisamente ho sentito questi rumori di Sauin. corse a prendere la mia macchina fotografica, che era sotto di mille cose, e sono uscita sperando che non sarebbe andato via ... e sono stato fortunata! Ero molto lontana da dove si trovava, ma quando ho zoomato, quasi mi ha sorpreso, è come se lui avese sentito che lo guardavo e mi ha fatto sentire a disagio, come si fosse una intrusa nella sua vita privata ... che in effetti era così:). Questo bell'esempio di Sauin, che è il simbolo di Manaus ed è in grave pericolo di estinzione, se Manaus non si mobilizza per salvare le aree boschive della città, sta per morire, sta per finire, prego ogni giorno per questo non succeda, che si accendano le luci nelle menti dei politici e nei loro cuori, inoltre anche quelle degli abitanti di Manaus, che o non sanno che cosa devono o non le nefrega niente (non importa quale opzione è la peggio) Essi possono sentire l'importanza di questo patrimonio che esse hanno nelle loro mani, per salvare il Sauin, salvare l'último fiumicciatolo pulito di Manaus e recuperare la  Cachoeira Alta di     Tarumã  sarà un utopia?

                                                                                      by Inca  moradora da rua Caravele


    segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

    Eu não quero morrer! Cachoeira Alta do Tarumã.




    Foi emocionante ver e ouvir a cachoeira Alta do Tarumã, mostrando sua altivez. Suas possibilidades tão menosprezadas pela cidade. É rural, sim a vocação da Apa-Tarumã. Cachoeiras precisam de entorno preservado. O rio, riacho ou simples córrego que a abastece, tem garantia legal de proteção integral da nascente até a foz. É claro que a cidade já fez seus estragos, mas a cachoeira Alta pede uma única chance para se impor novamente como soberana das águas que cortam Manaus. Principal atração de um futuro Parque ambiental. Um parque que por enquanto, é só um sonho, que queremos tornar realidade.

    sábado, 12 de fevereiro de 2011

    Lembranças de Infância

    crianças brincando 053

     

    No entorno do Igarapé Água Branca já viveram muitos índios,e com   certeza o igarapé era o bem mais precioso para esse povo,principalmente para os curumins.

    Hoje,muitos anos depois,ele continua alegrando e completando o dia-a-dia das crianças que moram bem pertinho dele.

    Talvez por pouco tempo,mas uma coisa é certa : ficará na memória  para sempre e 027no coração das crianças que cresceram usufruindo tudo que a natureza tem.033

    Expostos a riscos,como picadas de bichos peçonhentos, jacarés,plantas e cogumelos venenosos,entre outros,desde pequenos vão aprendendo o que pode e o que não pode,o que cura e o que mata,o bichinho que pode pegar e o que deve ficar longe e chamar a mamãe ou o papai.

    Com a câmera na mão não deixam passar nada,o que ninguem vê eles enxergam,atentos a todos os detalhes fotografam tudo, quando o papai deixa, pois se um pega,todos querem.D¡nha001

    Como mãe ,penso que todas as crianças merecem esse contato com a natureza,ter real noção da vida,saber viver em harmonia com tudo o que existe ,saber aproveitar e manter para as gerações futuras,pelo menos é o que desejo passar para eles.Gostam de jogar vídeo-game,assistir tv,mexer no computador…mas o pátio está sempre em primeiro lugar,o resto vem em segundo plano.

    filhotejacaretinga04

    Já aconteceram vários episódios engraçados aqui em casa,eles não esquecem nada e tudo é farra, até quando aparece cobra dentro de casa…atentos observam tudo.Certo dia no ano passado apareceu um filhotinho de jacaré na porta de casa,eles cuidaram do jacaré e no outro dia soltaram no igarapé.1octcasa161

    Temos um papagaio que se chama Loura Maria,vive solta ,tem o cantinho dela em frente a janela do quarto dos meninos,sai para passear e leva dias para voltar,voa com os papagaios nativos e quando se cansa volta para casa,agora estamos desconfiados que esteja chocando pois fazem semanas que dorme fora,só vem de vez em quando ganhar um carinho e comer,logo volta para  a mata.As crianças estão esperançosas ,acreditando que ela voltará com os filhotes.

    DSC01333

    Tanta história para contar como da tartaruga que aparece de dois em dois meses,o filhote de araçari que foi criado por eles e depois voou com a familia que veio buscar,uma cobra papagaio que apareceu no quarto,entre várias outras.(Os quatro estão aqui ao lado dizendo:-conta isso,conta aquilo…).

    DSC01657

    Agradeço  a todos os seguidores que nos apoiam e acompanham na luta do Igarapé Àgua Branca.Muito Obrigada!!!