quarta-feira, 3 de março de 2010

Igarapé Água Branca em dois momentos

 

                                              florestaruma81

Chuvas fortes de inverno fazem nível, a coloração e a velocidade da água, mudarem rapidamente no igarapé Água Branca. O nível normal nas partes mais profundas atinge no máximo 2 metros e meio de profundidade. A velocidade da água nos dias normais não passa de uma leve correnteza. A água é sempre muito clara, transparente mesmo, nos dias sem chuva.

                             16fev10 igarapecheio08            

O cenário muda completamente quando chove. A velocidade da correnteza pode arrastar até grandes troncos de árvore. A água fica barrenta, parecendo uma lama amarelada e a profundidade pode passar fácil dos quatro metros. O Tranquilo Água Branca fica perigoso, veloz e desfigurado.

                                                                                                                                                                                                           Porque isso acontece?

16fev10 igarapecheio09

Nós não sabemos, mas desconfiamos que tudo começa nas cabeceiras que embora estejam “protegidas” recebem enorme quantidade de água canalizada pela Avenida do Turismo, nas proximidades do Condomínio Mediterrâneo.

satelite aeroporto Áreas recentemente abertas nas proximidades do citado condomínio também podem estar contribuindo arrastando barro para o leito do Água Branca. Estamos iniciando um monitoramento mais profundo e vamos publicar fotos dos dois lagos que formam Igapós nas nascentes. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá água branca,

como morador da área do Tarumã, me corta o coração ver o Tarumã se tornar um aglomerado de condomínios e galpões. Mas de repente me passou uma coisa pela cabeça, será que ao invés de tentar isolá-lo, não deveriamos ocupá-lo? Seguir exemplos de lugares como Ibirapuera, Central Park (que tem a metade da área de apa do tarumã), é mais difíl destruir algo que todo mundo está vendo. É apenas uma idéia.