Em 2007 realizamos uma expedição incrível saindo debaixo da Cachoeira Alta da APA-Tarumã, até o Igapó do Tarumãzinho e depois e m direção à Cachoeira Baixa. Foi muito incrível! O lugar ainda era uma paisagem de rara beleza natural.
Estamos nos preparando para reeditar a aventura, quase cinco anos depois. O que vamos encontrar? Voces vão ficar sabendo. Por enquanto curtam as fotos desse monumento ecológico, paisagístico, histórico, místico e ameaçadíssimo.
Recentemente a Prefeitura criou o corredor ecológico com mais de 30.000 metros de extensão abrangendo as duas cachoeiras. Agora esperamos ações de fato, pois no papel elas sempre foram protegidas por Lei e ao mesmo tempo absurdamente abandonadas. A foto acima é recente. Foi publicada pela SEMCOM e mostra bem o fio de água que resta. Antes a queda d’água ocupava quase toda a lage e agora… Com a criação corredor, surge uma esperança de recuperação e conservação.
Tá passando da hora de Manaus se voltar de fato para seus fragmentos de floresta, entre-cortados por dezenas de pequenos igarapés que estão desaperecendo. Igarapés como o que abastece a Cachoeira Alta, que já perdeu mais de 80% do volume original de água. Porque? assoreamento da nascente, agravado pelas invasões ao longo das margens. Mas a culpa não é de quem invadiu. É de quem permitiu a invasão de área que sempre foi Protegida por Lei.
Enquanto isso Igarapé Água Branca continua desaguando e ajudando a oxigenar o igarapé poluído que abastece a Cachoeira Alta da APA-Tarumã. Se quisermos despoluir de verdade, então precisamos do Água Branca Vivo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário