sábado, 27 de março de 2010

Micro marsupial vive nas margens do Água Branca na APA-Tarumã

 Arquivo Jó Farah (79)
A Mucurinha  mostrada aqui no blog. É um animal quase invisível. De hábitos noturnos, vê-la durante o dia é praticamente impossível. Os filhotes quando nascem ficam agarrados ao corpo da mãe, até desmamar. Encontramos a mãe dessa ninhada morta, dentro de um pau-ôco. Os filhotes ainda vivos agarrados ao seu corpo. Estavam famintos. Era um domingo e ficamos sem saber o que fazer. Para onde levar os bichinhos. Resolvemos alimentar com leite para lactantes. Deu certo. Eles lamberam um pouquinho e depois colocamos num cestinho dentro de uma caixa de sapato, com furos para ventilar.









 
Alimentamos mais vezes durante o dia, até que a primeira morreu e mais ou menos 6 horas depois as outras também não suportaram a perda da mãe e morreram também. Foi uma tristeza geral! Mas nos conformamos pois seria mesmo quase impossível mante-las vivas sem a mãe, afinal elas ficam presas nas mamas o tempo todo e comem o tempo todo na hora e quantidade certa.

A imagem feita de celular não é boa, mas dá prá perceber a beleza e fragilidade de mais um micro morador da APA-Tarumã. São dispersores de sementes fundamentais para manter os ciclos ecológicos em plena atividade. Árvore da fruto, animal come, defeca as sementes adubadas que vão nascer longe da árvore mãe e a floresta se expande. Quando um trator vai abrir uma nova frente para instalar um condomínio, o maquinista não sai para ver se a mata que está sendo derrubada tem micro animais vivendo ali. Desenvolvimento assim vale a pena?

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Gostei das fotos, ao lado da minha casa tem um pé de mamão e todos os dias vem uma mucurinha comer do fruto do mamão. Fico encantada com a inteligência instintiva dela.
Uma pena as mucurinhas que voce encontrou terem morrido.
Abraços
mari

Anônimo disse...

Vc deveria ter botado aquecimento para esses filhotes. Sem a mãe, eles morrem de frio.