sábado, 5 de dezembro de 2009

Enxurrada no Água Branca.


Água Branca antes da enxurrada


E depois da enxurrada


Nas fotos acima mostramos o Igarapé da Água Branca em dois momentos: Antes e depois das chuvas de sexta-feira. Mesmo não sendo tão forte a enxurrada típica depois do aguaceiro, se formou rapidamente. O nível da água que estava criticamente baixo, subiu rapidamente cerca de 1 metro.
Seria maravilhoso se não fosse preocupante, pois ao mesmo tempo em que o nível da água sobe, diminui a qualidade e aumenta a quantidade de água barrenta e suja no Igarapé da Água Branca. Essa água vem da Avenida do Turismo que despeja sua sujeira na nascente que passa por baixo da via.
Neste verão o Igarapé registrou um dos níveis mais baixos dos últimos anos. Em locais mais profundos, surgiram pequenas praias e muito entulho apareceu no Igarapé. Quando a chuva forte chega aumentando a vazão estes entulhos atrapalham a correnteza  e desviam a água para outros locais aumentando a erosão das margens.
De agora em diante estamos monitorando este fluxo de subida, baixa, aumento da erosão e da sujeira. Também vamos investigar a origem dos danos e denunciar aqui os causadores de todos os problemas que venham ameaçar nosso Igarapé.
Acompanhe conosco a luta pela conservação do Água Branca. Seja um seguidor da nossa campanha e denuncie agressões que acontecem com igarapés próximos de sua casa. Juntos nós podemos fazer diferença. Alheios, engrossaremos a corda da indiferença e mais tarde seremos cobrados pela omissão.


Nenhum comentário: