segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Manaus expõe suas feridas urbanas

A destruição ambiental em Manaus está fora de controle. Onde deveriam haver florestas intactas, o que se vê é uma verdadeira desertificação de áreas protegidas por Leis municipais, estaduais e federais. Estamos nos referindo às APP's - Áreas de Proteção Permanente, localizadas em baixios, alagados e margens de igarapés ou nascentes. Aqui neste local na Avenida do Turismo, próximo ao acesso para marina Tauá uma enorme APP virou deserto.



\É estarrecedor o grau de insanidade que norteou a outorga de licença ambiental emitida pela SemmasManaus para que o local fosse assim devastado. Como  um órgão que deveria proteger a vida silvestre e ecossistemas importantíssimos para a qualidade ambiental em nossa cidade, pode autorizar tal brutalidade. As feridas urbanas de Manaus, estão expostas e vão cobrar seu preço.

A cidade precisa crescer, isso todos sabem. Mas crescer não pode significar destruir, desfigurar, alterar completamente e causar danos irreversíveis. Não podemos comprometer a qualidade de vida de nossas futuras gerações. É isso que estamos fazendo. Quando uma autorização para desmatamento parte de quem deveria proteger, a sociedade civil organizada precisa reagir e exigir reparações. É isso que fazemos: Lutar pelo bem comum. Lutar pela conservação ambiental é lutar pelo bem social. Nós moradores do Tarumã, vamos continuar lutando, denunciando e exigindo respeito com a vida.

Consideramos o Tarumã como o quintal da cidade de Manaus. A última fronteira verde dentro da cidade. O maior e mais importante berçário de nascentes e igapós da cidade. Aqui ainda temos cachoeiras que podem reviver e igarapés que simplesmente não querem morrer. Amamos nossa cidade e já estamos há muito tempo dizendo: Pare a Destruição. Dê uma chance para a vida!

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo belo trabalho. vamos replicá-lo aqui em Palmas. Situação muito parecida com a do igarapé de vocês.
Gutemberg Hous Tocantins

Anônimo disse...

Agora acredito em mobilização e luta pelo maio ambiente preservado. Vocês conseguiram fazer MPF agir contra desmatamentos. Parabéns e que Deus abençoe este belo trablho.
Mangabeira Jr

Água Branca online disse...

Nosso trabalho pelo Tarumã encontra eco junto às autoridades judiciais. Ministério Público Federal do Amazonas vai investigar licenças ambientais para desmatamentos na Apa-Tarumã após denúncia da Ong Mata Viva. http://acritica.uol.com.br/amazonia/Manaus-amazonas-amazonia-Ministerio-Publico-Protecao-Ambiental-AM_0_827317267.html