domingo, 21 de outubro de 2012

Filhote de pica- pau

Nesta manhã um filhote de pica - pau aguardava na árvore ao lado da palmeira de inajá , enquanto sua mãe ou pai  pegava as amêndoas  para alimentá lo .
Segundo pesquisadores o macho fica vários anos com a mesma fêmea constroem os ninhos juntos e se revezam na chocagem dos ovos , cada ninhada tem em média 3 pequenos ovos brancos . Os filhotes são muito dependentes dos pais,  o macho além de buscar a comida , tritura o alimento e coloca no bico do pica - pauzinho.
Alimentam - se principalmente de larvas que vivem e destroem o interior das árvores e de insetos que encontra na casca dos troncos , ou seja o pica - pau tem papel fundamental no controle das larvas e insetos que poderiam prejudicar outras árvore.
Biólogos e ornitólogos acreditam que o pica - pau sabe onde martelar através de sua grande capacidade auditiva.
Para capturar sua presa no interior das  árvores ,o pica -pau martela o tronco com o bico abrindo buracos e explorando com sua língua longa, cilíndrica , pegajosa de ponta afilada e flexível. A língua pode chegar a ser cinco vezes maior que seu bico.

Em outra postagem mostramos um pica-pau se alimentando  junto com um esquilo na palmeira do inajá. Aqui nas margens do igarapé Água Branca é possível ver várias espécies de pica -paus. Eles são um tanto arredios sendo difícil  fotografá-los.

 Amêndoa do inajá , muito apreciada pelo pica- pau e também por macacos e esquilos. (foto ao lado ).





Postagem e fotos : Michele Moraes
Informações :http://www.infoescola.com/



Nenhum comentário: