sábado, 22 de setembro de 2012

Pica-Pau Amarelo do Tarumã se chama Pica-Pau Velho na reserva da Bodoquena no Mato Grosso do Sul

Em nossas matérias sempre destacamos a importância ambiental de nossos últimos fragmentos de florestas urbanas no entorno de Manaus, com destaque para as florestas da #Apa-tarumã onde milhares de árvores, dezenas de igarapés, nascentes, cachoeiras, igapós abrigam uma fauna exótica composta de animais raros e ameaçados.
O Sauim-de-coleira (saguinnus bicolor) é apenas um exemplo. Nosso pedido de socorro e misericórdia para estes últimos santuários de vida, ao invés de comover, parecem incomodar e atiçar rancor nas autoridades constituídas que deveriam estar protegendo estas áreas, mas na verdade estão patrocinando a destruição oferecendo licenças ambientais suspeitas para instalação de fábricas, condomínios e até indústrias  na #Apa-Tarumã.
Ontem vendo o Globo Repórter conheci a bela Reserva da Bodoquena no Mato Grosso do Sul. Foi uma grande surpresa ver o mesmo pica-pau amarelo fotografado aqui no quintal da nossa casa no Tarumã, vivendo na Reserva. Lá ele é conhecido como Pica-Pau Velho. Não sei se o nosso vai prá lá ou se o de lá vem prá cá, ou mesmo se são apenas parentes que vivem separados. Lá na Reserva é um animal catalogado e protegido. Aqui apenas mais um passarinho idiota. Ninguém liga prá passarinhos idiotas aqui. Este pássaro frequenta uma floresta condenada aqui. Por aqui florestas perto da cidade não passam de mato a ser derrubado. Florestas urbanas aqui, não têm a menor importância.
Nós do Blog Água Branca estamos fazendo nossa parte para chamar a atenção dos moradores de Manaus sobre a necessidade de se proteger estes fragmentos florestais de forma correta. É preciso parar toda a destruição que já ameaça quase a totalidade destes fragmentos urbanos de floresta. Este pássaro em particular está demonstrando toda sua capacidade de adaptação, sobrevivendo em um ambiente cada vez mais pobre, sem alimento, abrigo e água limpa. Veja neste endereço http://bonitobirdwatching.blogspot.com.br/ como é belo um ecossistema preservado. Saiba que existem muitas alternativas sustentáveis para florestas urbanas como as nossas aqui da #Apa-Tarumã.   

2 comentários:

Anônimo disse...

O pica-pau da foto não é um pica-pau velho. Talvez um parente. Mas existem pica-paus amarelos iguais a este da foto em mato grosso, mais precisamente em alta floresta.
parabéns pelo trabalho de vcs. Acompanho e indico.
jeová souto MTS

Anônimo disse...

gostei, amei, vou me filiar.
herleson maia parintins