Blog monitora o Igarapé da Água Branca na Área de Proteção Ambiental -Apa-Tarumã - Manaus/Am.
domingo, 27 de fevereiro de 2011
EU SOU O SAUIN - SIMBOLO DE MANAUS - EM PERIGO DE EXTINÇÃO
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Eu não quero morrer! Cachoeira Alta do Tarumã.
sábado, 12 de fevereiro de 2011
Lembranças de Infância
No entorno do Igarapé Água Branca já viveram muitos índios,e com certeza o igarapé era o bem mais precioso para esse povo,principalmente para os curumins.
Hoje,muitos anos depois,ele continua alegrando e completando o dia-a-dia das crianças que moram bem pertinho dele.
Talvez por pouco tempo,mas uma coisa é certa : ficará na memória para sempre e no coração das crianças que cresceram usufruindo tudo que a natureza tem.
Expostos a riscos,como picadas de bichos peçonhentos, jacarés,plantas e cogumelos venenosos,entre outros,desde pequenos vão aprendendo o que pode e o que não pode,o que cura e o que mata,o bichinho que pode pegar e o que deve ficar longe e chamar a mamãe ou o papai.
Com a câmera na mão não deixam passar nada,o que ninguem vê eles enxergam,atentos a todos os detalhes fotografam tudo, quando o papai deixa, pois se um pega,todos querem.
Como mãe ,penso que todas as crianças merecem esse contato com a natureza,ter real noção da vida,saber viver em harmonia com tudo o que existe ,saber aproveitar e manter para as gerações futuras,pelo menos é o que desejo passar para eles.Gostam de jogar vídeo-game,assistir tv,mexer no computador…mas o pátio está sempre em primeiro lugar,o resto vem em segundo plano.
Já aconteceram vários episódios engraçados aqui em casa,eles não esquecem nada e tudo é farra, até quando aparece cobra dentro de casa…atentos observam tudo.Certo dia no ano passado apareceu um filhotinho de jacaré na porta de casa,eles cuidaram do jacaré e no outro dia soltaram no igarapé.
Temos um papagaio que se chama Loura Maria,vive solta ,tem o cantinho dela em frente a janela do quarto dos meninos,sai para passear e leva dias para voltar,voa com os papagaios nativos e quando se cansa volta para casa,agora estamos desconfiados que esteja chocando pois fazem semanas que dorme fora,só vem de vez em quando ganhar um carinho e comer,logo volta para a mata.As crianças estão esperançosas ,acreditando que ela voltará com os filhotes.
Tanta história para contar como da tartaruga que aparece de dois em dois meses,o filhote de araçari que foi criado por eles e depois voou com a familia que veio buscar,uma cobra papagaio que apareceu no quarto,entre várias outras.(Os quatro estão aqui ao lado dizendo:-conta isso,conta aquilo…).
Agradeço a todos os seguidores que nos apoiam e acompanham na luta do Igarapé Àgua Branca.Muito Obrigada!!!
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Movimento pede proteção para a principal cachoeira de Manaus (Acritica.com)
A Cachoeira Alta, considerada a maior e mais importante de Manaus, já perdeu mais de 80% do seu volume de água original e toda a base está ameaçada de desmoronamento.
Manaus, 01 de Fevereiro de 2011
Elaíze Farias
Cachoeira Alta, localizada no bairro Tarumã, em Manaus, que passa por um grave processo de descaracterização. (Jo Farah )
“Não é de hoje que a Cachoeira Alta do Tarumã enfrenta processo de desfiguração cênica, poluição e ocupação do leito do igarapé. No início as pedreiras que foram desativadas, mas local ficou abandonado e começou a ser invadido”, afirma o jornalista Jó Farah, presidente da Mata Viva e morador do Tarumã.
Segundo Farrah, a destruição da Cachoeira Alta se intensificou em 2002, quando foi realizado na área o evento de música Ecosystem 2.0, promovido pelo Greenpeace.
Nos últimos anos, a invasão de terras e a criação de novos bairros comprometeram ainda mais o local.
Outro agravante são as constantes obras de dragagem e de canalização executada por empresas imobiliárias.
Conforme o jornalista, o salto da Cachoeira Alta, cuja altura é de aproximadamente 30 metros, já perdeu 80% do volume de água original e a base da cachoeira está ameaçada de desmoronamento.
“A única cachoeira desse porte só tem no município de Presidente Figueiredo”, observou.
Internet
A campanha pelo tombamento, por enquanto, está restrito às ações na internet, via redes sociais.
A ong também lançou um blog com informações sobre a Cachoeira Alta e o igarapé que passa pelo local.
A campanha pretende recolher assinaturas para que a ong envie o pleito do tombamento ao órgão responsável, seja ele da esfera estadual ou federal.
“Fizemos o lançamento na internet em dezembro do ano passado como um experimento. Queremos tornar a Cachoeira e o igarapé em objetos ambientais conhecidos no mundo inteiro”, disse.
A mobilização, neste momento, está sendo realizada por meio do sítio http://aguabrancaonline.blogspot.com
Corredor
Um instrumento legal que poderia proteger a Cachoeira Alta seria o Corredor Ecológico das Cachoeiras Alta e Baixa do Tarumã, criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
No entanto, conforme Jó Farah, o Corredor “não passou do papel”. “Já faz mais de um ano que ele foi criado e nada aconteceu. Enquanto isso, a desfiguração e a ocupação irregular das áreas vizinhas às cachoeiras continuam”, disse.
O igarapé que passa pela Cachoeira Alta também é especial. Segundo Farrah, ele é o único igarapé “vivo de Manaus”, da nascente até a foz, em seus 10 quilômetros de extensão.
“As cachoeiras Alta e Baixa do Tarumã sempre foram cartões postais de Manaus. A Cachoeira Alta, e Manaus antes era usada para cultos afro-brasileiros. Agora tem tanto esgoto que não á fazer nada. Descaso e omissão do poder público precisam ser revistos, por isso pedimos tombamento”, disse.
A assessoria de imprensa da Semmas foi procurada e confirmou que o Corredor Ecológico foi criado ano passado.
Sobre as ações que serão efetuadas a partir de sua criação, a assessoria disse que iria acionar o responsável pelo projeto e que, tão logo tivesse a informações, iria entrar em contato com a reportagem do acritica.com.
Assim que a assessoria da Semmas se manifestar, a resposta será publicada nesta matéria.