quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Belo, mas perigoso assassino!

273Quando descobrimos o exótico inseto que parecia uma alegoria de boi-bumbá, com cores fortes e movimentos “coreografados”, jamais imaginávamos que estávamos fazendo propaganda de um assassino de frutos e flores do maracujá. É uma espécie de percevejo que prolifera rapidamente e passa a sugar os frutos e flores, deixando-os cheios de “feridas” e e carunchados.

Nosso maracujazal é um experimento. Observamos o declínio dos pés de maracujá-do-mato em toda a área de florestas da APA-Tarumã. Milhares de frutos são colhidos para venda e o que ainda estava inacessível, vem sendo destruído por tratores que estão acabando com as últimas florestas. Aí o caos se instala na cadeia alimentar, pois o fruto serve de alimento para centenas de 256animais nativos.

Plantar maracujá foi uma alternativa que encontramos para oferecer alimento numa área protegida e de fácil acesso. Nosso objetivo principal é alimentar os Sauins-de-Coleira, ameaçados de extinção.

Começamos plantando maracujá comum e logo na primeira safra, no começo deste ano obtivemos uma produção muito boa, mas também registramos a presença do indiscreto assassino, que estava chegando para realizar um ataque devastador.

Agora em dezembro, deveríamos começar a colher os primeiros frutos da segunda safra, mas a infestação de percevejos acabou com nossas esperanças. Como nosso plantio é orgânico ( sem uso de agrotóxicos e pesticidas químicos) adotamos uma prática que ainda vai levar algum tempo para provar-se eficiente: Plantamos no mesmo “jirau” maracujá-do-mato e comum, pois acreditamos que juntos podem vencer o percevejo, uma vez que o maracujá-do-mato não é atacado pela praga voadora e fedorenta.

Estamos acompanhando o desenvolvimento de novas flores e frutos e observamos que temos aliados que podem ajudar a controlar a praga. Encontramos vários camaleões filhotes entre as folhagens do maracujazal.   crianças brincando 062                                                             Eles podem estar comendo os tais percevejos. Ainda não flagramos a cena, mas se for isso, será um reforço e tanto na nossa batalha limpa, contra um inimigo bem sujinho.  Muitos pássaros também gostam do “parreiral”. Já vimos Bicos-de-brasa, Japiins, Pipiras e sanhaçus. A guerra promete!

 

Nenhum comentário: