segunda-feira, 26 de julho de 2010

Vocações do Tarumã

  379O Tarumã não tem vocação para vocação para ser Distrito Industrial, nem Comercial. O que já existe de residencial instalado precisa ser mensurado e regularizado. Novos adentramentos em áreas de florestas nativas restantes deveriam ser completamente proibidos. Novos empreendimentos, apenas com GARANTIA de reposição da flora nativa, ser não poluente, manter distância mínima de 100 metros dos cursos d'água, charcos, nascentes, igarapés, cachoeiras, igapós e fundos de vale. 387 Como conseguir  GARANTIAS daqueles que só pensam em ocupar logo e de qualquer jeito? Nós do blog águabrancaonline acreditamos no poder da COMUNICAÇÃO, aquela velha arte de dizer e ouvir, mantendo sempre uma postura educada, receptiva e despreconceituosa. Assim afirmamos que o Tarumã só é importante para nossa cidade conservado. Se for transformado em jardins psicodélicos, copiados de um urbanismo remoto, adequado para outras culturas, estaremos cometendo na zona rural a mesma incoerência cometida no centro da cidade. A Praça da Saudade, agora, é da saudade mesmo! Suas belas árvores, foram substituídas por arbustos floridos e nos bancos do passado quem ousar tirar uma saudosa soneca depois do almoço, vai morrer de insolação. Sem sombra. Sem árvore.12nov09trilhaigarape017 Melhor voltarmos ao ainda Rural Tarumã, que até hoje abraça com florestas e igarapés, uma parte desta ilha de calor que nós criamos, Manaus. Se a vocação do Tarumã não for ser rural, poderia ser pelo menos ambiental, paisagística, de Relevante Interesse Ecológico e histórico.

DSC06190 O papel que o aguabrancaonline faz no meio de uma cena que se repete há centenas de anos – degradação impiedosa dos recursos naturais no entorno da cidade – é COMUNICAR que o desaparecimento de centenas, milhares de espécies nativas vai comprometer a qualidade de vida dos nossos filhos. O aguabrancaonline afirma a necessidade de planejamento, ampla discussão com moradores e firme compromisso das autoridades no cumprimento das Leis Ambientais vigentes.

A criação do Corredor Ecológico das Cachoeiras Alta e Baixa do Tarumã foi uma boa inciativa do poder público municipal. Agora  vastos fragmentos de floresta, agora têm chance de se manter em pé, embelezando e amenizando a cidade. A grande área que forma Corredor, pode ser considerado um Santuário Ecológico que não pode ser violado. O melhor é que Corredores desta magnitude, acabam levando seus benefícios bem mais longe, atingindo um raio de aproximadamente 12 quilômetros quadrados. É a chamada Área de Entorno, os vizinhos do Corredor, que também são parte integrante da cadeia de proteção ambiental que pretende manter vivas as Cachoeiras mais próximas do centro de Manaus.

381 A vocação do Tarumã é Rural. Imagino em 2014 minha cidade com um enorme Parque Ambiental composto por vários fragmentos de florestas preservados, interligados e monitorados com a ajuda de todos os moradores e vizinhos de cada fragmento.

Digitalizar0002 O Turismo ganharia uma Via-Verde e Manaus uma Avenida do Turismo cheia de atrações sustentáveis e voltadas para a conservação e proteção da fauna e flora. As áreas já degradadas e invadidas precisam ser legalizadas, para receber ação urbanística voltada para a criação de espaços públicos criativos, interativos, paisagísticos, bem iluminados e seguros. Locais de convivência comunitária bem equipados sempre serão motivo de orgulho e alegria para os moradores. Revitalizar é resgatar social e ambientalmente as comunidades esquecidas pelo poder público.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem ama manaus pensa assim, fala assim e vive pensando em melhorar nossa cidade. Parabéns, voces estão certos, merecem reconhecimento e apoio.
Jussara Porto - Am