Há quase dez anos Jornais noticiavam o que já está quase definido: A sentença de morte do Símbolo da nossa Cidade: Sauim-de-Coleira, ou Sauim-de Manaus, como foi ironicamente rebatizado.
Símbolo sím.bo.lo substantivo masculino Aquilo que representa, ou substitui, uma coisa: A balança é o símbolo da Justiça.
Se o representante da cidade está morrendo, asfixiado pelo peso de representá-la. Quem irá substituí-lo? Algumas fotos! Sinceramente, tomara que não sejam estas apocalípticas manchetes acima.
Margeando todo o Igarapé Água Branca ainda existe uma floresta enorme e viva. Ela poderia abrigar, agasalhar, alimentar e quem sabe, com muita sorte, gerar descentes legítimos e protegidos de novos Sauins-de-Coleira.
No início do ano 2.000 avistávamos bandos com mais de 20 animais. Nos avistamentos nunca mais avistamos grandes e diferentes bandos.No máximo chegamos a contar onze indivíduos.
Todas as florestas remanescentes na APA-Tarumã, deveriam ser consideradas Áreas de Relevante Interesse Ecológico, estratégicas para um futuro próximo. Nós precisamos de mais áreas verdes conservadas e com vida silvestre nativa vivendo dentro.
Ao longo do Igarapé Água Branca tem tudo isso. Na APA-Tarumã, tem muito mais e o nosso animal Símbolo (Sauin-de-Coleira) ainda sobrevive aqui. Vem aí uma Copa do Mundo e nossa Cidade não pode perder o seu Símbolo. Queremos mostrá-lo vivo! Protegido. Bem aqui na sua casa a vinte minutos do Centro: O Tarumã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário