terça-feira, 13 de abril de 2010

Plantio de Maracujá do Mato para Sauins-de-Coleira

 

saiun Já mostramos em matéria especial aqui no blog a situação crítica de sobrevivência do Sauim-de-Coleira (animal símbolo de Manaus) nos últimos fragmentos de floresta no entorno de Manaus. Estes animais  que em meados de 2002 podiam ser vistos nas florestas da APATarumã em bandos de até 30 indivíduos – já estão na lista de extinção - ainda vivem nas margens do Igarapé Água Branca.                                                                                                                                                   florestaruma03      

Para tentar mantê-los aqui a ONG Mata Viva já está há mais de doze anos plantando mudas de árvores nativas que produzem frutos que alimentam a espécie. Ingazeiras, buritizeiros, bacabeiras, bananeiras, biribás, cacau, pupunheiras, murucizeiros e goiabeiras.

 

 

E agora “jirais” de maracujá-do-mato, estão sendo incorporados á floresta nativa para alimentar estes animais marginalizados pela cidade que os adotou como Símbolo.

045 

Na imagem abaixo mostramos o enorme fragmento de floresta que ainda cerca o Igarapé Água Branca, desde a Nascente, até a Foz. Tudo isso está sob pressão da cidade que avança sobre um dos últimos ecossistemas que abrigam e alimentam o nosso Sauin-de-Coleira. Nossa área de ação compreende os descampados e áreas assoreadas mostradas na foto abaixo. 

P1050656

Nenhum comentário: