sábado, 12 de fevereiro de 2011

Lembranças de Infância

crianças brincando 053

 

No entorno do Igarapé Água Branca já viveram muitos índios,e com   certeza o igarapé era o bem mais precioso para esse povo,principalmente para os curumins.

Hoje,muitos anos depois,ele continua alegrando e completando o dia-a-dia das crianças que moram bem pertinho dele.

Talvez por pouco tempo,mas uma coisa é certa : ficará na memória  para sempre e 027no coração das crianças que cresceram usufruindo tudo que a natureza tem.033

Expostos a riscos,como picadas de bichos peçonhentos, jacarés,plantas e cogumelos venenosos,entre outros,desde pequenos vão aprendendo o que pode e o que não pode,o que cura e o que mata,o bichinho que pode pegar e o que deve ficar longe e chamar a mamãe ou o papai.

Com a câmera na mão não deixam passar nada,o que ninguem vê eles enxergam,atentos a todos os detalhes fotografam tudo, quando o papai deixa, pois se um pega,todos querem.D¡nha001

Como mãe ,penso que todas as crianças merecem esse contato com a natureza,ter real noção da vida,saber viver em harmonia com tudo o que existe ,saber aproveitar e manter para as gerações futuras,pelo menos é o que desejo passar para eles.Gostam de jogar vídeo-game,assistir tv,mexer no computador…mas o pátio está sempre em primeiro lugar,o resto vem em segundo plano.

filhotejacaretinga04

Já aconteceram vários episódios engraçados aqui em casa,eles não esquecem nada e tudo é farra, até quando aparece cobra dentro de casa…atentos observam tudo.Certo dia no ano passado apareceu um filhotinho de jacaré na porta de casa,eles cuidaram do jacaré e no outro dia soltaram no igarapé.1octcasa161

Temos um papagaio que se chama Loura Maria,vive solta ,tem o cantinho dela em frente a janela do quarto dos meninos,sai para passear e leva dias para voltar,voa com os papagaios nativos e quando se cansa volta para casa,agora estamos desconfiados que esteja chocando pois fazem semanas que dorme fora,só vem de vez em quando ganhar um carinho e comer,logo volta para  a mata.As crianças estão esperançosas ,acreditando que ela voltará com os filhotes.

DSC01333

Tanta história para contar como da tartaruga que aparece de dois em dois meses,o filhote de araçari que foi criado por eles e depois voou com a familia que veio buscar,uma cobra papagaio que apareceu no quarto,entre várias outras.(Os quatro estão aqui ao lado dizendo:-conta isso,conta aquilo…).

DSC01657

Agradeço  a todos os seguidores que nos apoiam e acompanham na luta do Igarapé Àgua Branca.Muito Obrigada!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Mais tarde, na vida adulta seus filhos v~ao agradecer. parabens pela vida simples e bela historia de vida.
graziele

Paula Stecca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula Stecca disse...

Vc sabe a vida linda que tem, a vida que seus filhos lindos estão vivendo, e o bem que isso faz para todos nós. Admiro sua doçura e coragem, na luta pela preservação da Natureza. E tenho um pouco de inveja tb, boa é claro, pela qualidade de vida que vcs têm. Que a Luz esteja sempre em seus caminhos. Bjão, Paulinha.

Presidente da Ong Nossa Mãe Terra Ralph Proença disse...

Lembro-me dos bons e velhos tempos em que o Tarumã, corria forte, negro e vivo por todo seu leito trazendo vida por toda sua trajetória... Hoje, ainda reina, sem sua majestade de outrora! Banhei-me em suas águas em minha adolescência. E para minha filha Gabriella de 3 anos, o que vai sobrar? Ainda temos o Águas Brancas, o igarapé que ainda mantém vivo, boa parte do Que desemboca do Tarumã no Rio Negro... Vamos preservar o Águas Brancas por favor!