Com os açaizeiros carregados logo chegam os despertadores do Tarumã, seis horas da manhã um bando de curicas tomam conta da palmeira.
Cheios de graça se alimentam e dão um show de acrobacias. Nas margens do igarapé , vários pés de açaí e buriti foram vários pés de açais, bacabeiras e buritizeiros foram plantados pela Ong #MataViva especialmente para as aves que sempre passam por aqui. Além das curicas, papagaios, periquitos, japiins e até araras costumam se alimentar nas fruteiras.
Mesmo com tanta destruição na floresta do Tarumã ainda é possível avistar e admirar esses animais.
Com vários condomínios e fábricas se instalando na área será quase impossível preservar a vida de milhares de espécies que dependem deste ecossistema.
Difícil lutar pelos direitos da APA do Tarumã quando todos os empreendimentos irregulares possuem autorização dos órgãos que deveriam impedir esse tipo de ação , como a secretaria de meio ambiente que não mostra nenhum tipo de zelo pelas florestas , nascentes e igarapés da cidade de Manaus.
A coleta de água que vinha sendo feita no igarapé Água Branca foi paralisada no começo do ano e até agora não temos uma resposta concreta de quando vão voltar a ser feita. Publicamos estas fotos e milhares de outras em nosso blog para mostrar para gerações futuras como florestas enormes foram destruídas e os animais que desapareceram junto com elas.