sexta-feira, 27 de abril de 2012

Macaco Parauacu.... No Tarumã ainda tem !!!!

O macaco-parauacu,  é encontrado em vários tipos de florestas, apresenta hábitos arborícolas e explora principalmente a região abaixo da copa das árvores. Ocorre em alguns países da região norte da América do Sul, como aqui no Brasil (na região Amazônica), Suriname, Guiana e Guiana Francesa. É um macaco que possui uma vasta pelagem na cabeça, dorso e na cauda, e uma pelagem escassa ou ausente na parte ventral do corpo. 

Esta espécie é a única do gênero (Pithecia) em que existe dimorfismo sexual, ou seja, o macho e a fêmea apresentam características diferentes. O macho possui o corpo com coloração negra e a face branca-amarelada e a fêmea pode apresentar uma coloração amarronzada ou acinzentada-grisalha, com duas linhas brancas ou marrons que vão do canto dos olhos ao canto da boca. O corpo mede de 30 a 48 cm e a cauda de 25 a 55 cm. A dieta é composta principalmente de frutas (60 %) e sementes (33 %), mas também se alimentam de flores, folhas e até pequenos animais, como morcegos e aves. 
                                                                                         Fonte:http://www.zoologico.sp.gov.br/mamiferos/macacoparauacu.htm

Aqui nas margens do Água Branca eles sempre aparecem na Pameira  Inajá, a mesma que o Esquilo e o Pica -pau estavam compartilhando no vídeo acima. Com seus dentes caninos quebram as nozes, são conhecidos também por macacos - voadores por causa de seus super saltos.
De  hábitos diurnos, pesam cerca de 1,5 Kg quando adultos, e chegam a viver 14 anos. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma vez parabéns pelas belas postagens. Fotos comprovam que APA-Tarumã é celeiro de vida animal e vegetal. Incrível como Autoridades Ambientais Manauaras não proibem a destruição de florestas tão ricas. Continuem mostrando tudo que está sendo destrúido. Um dia pode virar prova contra quem permitiu tal destruição.
Itamar Nunes - manaus am