segunda-feira, 20 de junho de 2011

Há dez anos Ong Mata Viva denuncia destruição ambiental no Tarumã.

http://acritica.uol.com.br/manaus/invadida-Taruma-desocupada-pacifica-PM_5_501599837.html


A Ong Mata Viva completa 11 anos com uma grande conquista: O Tarumã começa finalmente a entrar na palta de discussões que envolve um novo planejamento urbano para Manaus. Sempre afirmamos e provamos que a cidade está avançando de forma criminosa, irresponsável e insana sobre as últimas floestas urbanas da cidade.Agora o que ve mos é um verdadeiro festival de invasões, ocupações irregulares e obras cujas licenças ambientais, são extremamente suspeitas.

Não podemos ficar esperando pela eterna incapacidade do poder público de  intervir de forma antecipada aos crimes ambientais. A Invasão José Alencar por exemplo coemçou pequena, com alhuns invasores que fizeram logo seus barracos. Todo mundo sabia no que ia dar, mas as äutoridades" ambientais sentadas em suas salas no ar-condicionado, deixaram que a situsção avançasse até onde chegou: Milhares de hectares de florestas derrubados e muita gente desabrigada.
Para nós este tipo de atitude não passa de um golpe muito bem armado. As "autoridades" sabem das consequências que qualquer invasão gera, (destruição ambiental e degradação social) mas insistem em fazer de conta que não sabiam, se omitindo a agir preventivamente. Depois que o cáos se instala e a destruição total acontece aí as autoridades agem para retirar todo mundo e "recompor" a área invadida. Acontece que tudo está destruído e já que é assim, fica aberto o caminho para empleiteiras e empresários solicirem a área para empreendimentos que prometem moradia barata para o povo.
Não ficaríamos nem um pouco surpresos se de uma hora para outra o local invadido se transforme em conjunto residencial, fábrica, comércio ou mesmo "bairro planejado". O Jornal Acrítica mostra claramente  a situação do Tarumã hoje >)  http://acritica.uol.com.br/manaus/Bairro-Taruma-territorio-sitiado_0_501549869.html (> e nós da Ong Mata Viva comemoramos nosso aniversário de 12 anos de existência dizendo: Nós avisamos. E não é de hoje.

Veja mais >) http://acritica.uol.com.br/manaus/Invasores-Taruma-decidem-deixar-confronto-Amazonia-Manaus-Amazonas_0_500949997.html

Um comentário:

Ong Nossa Mãe Terra - Presidente Ralph Proença. Geração Verde - AM/Brasil. disse...

É Verdade Jó, e lá se vão 11 anos de militãncia sobre a causa verde (TARUMÃ),e nada mudou! O nosso Tarumã continua tão pobre e tão desprotegido como nós o encontramos a uma década atrás... Nossas crianças da velha Rádio Comunitária Tarumin-tarumã cresceram e alguns hoje tornaram-se pais de família, alguns outros enveredaram por máus caminhos e outros foram embora. Nosso igarapé continua pôdre mas o lixo diminuiu nas margens (semente nossa, a comunidade humilde educou-se) mas a degradação continua, antes lutavamos contra a derrubada de páus-de-escora das margens do igarapé, a retirada de areia ilegal, a biopirataria, a evasão escolar, a prostituição infantil e o trabalho infantil... Vimos com tristeza a chegada das grandes invasões, Campos Salles, Pauaní, Piauriní, Carbrás e etc... Festas eletrônicas patrocinadas por órgãos do estado com o aval de Ongs Internacionais omissas e coniventes com a destruição ambiental e tantas outras batalhas. Hoje temos o fantasma macabro e orquestrado por interesses políticos, movimentos sociáis mesquinhos disfarçados onde utilizam-se da ignorância de alguns para tomarem posse de terras protegidas por nossa constituição verde. E NÃO VEJO NINGUEM FAZENDO NADA PARA DEFENDER NOSSO TARUMÃ! Chega de tanta hipocrisia, Onde estão os órgãos de defesa do nosso meio-ambiente? Para que serve a tál da SEMAS? Será apenas mais um cabide de impregos para os amigos do Prefeito? Não os vejo trabalhar, aliás não vejo ninguem trabalhar, IBAMA, VEMAQUA, Nada... Porra nenhuma! As árvores continuam tombando, os animais cada ves mais sem espaço (corredores ecológicos, lendas...), o igarapé abandonado e sem nenhuma perspectiva de revitalização e assim deveremos passar os proximos dez anos! Toda a nossa área verde oeste estará tomada por fábricas e condominios de luxo em menos de dois anos. Continuaremos perdendo mais e mais espaço para as "eletroferros" da vida, o mercado da especulação imobiliária devora nosso Tarumã vorazmente e nossos representantes públicos deleitam-se em suas novas casas e apartamentos suntuosos na órla mais famosa de manaus e em seus retiros para órgias e outros delitos devassos com nossas adolecentes e menores em seus sítios ou casas de campo no Tarumã! Isto tem que ter um limite, temos que dar um basta e caros amigos, não se esqueçam que teremos eleições dentro em breve, acho que é chegado o momento de mostrarmos o quanto que estamos insatisfeitos, eu particularmente não voto em três eleições, prefiro pagar a multa eleitoral, estou enojado destes canalhas e não tolero mais nem ver a cara deste patife deste Prefeito que aí está a mais de vinte anos manipulando a maquina política do nosso Estado, tenho dito!