Blog monitora o Igarapé da Água Branca na Área de Proteção Ambiental -Apa-Tarumã - Manaus/Am.
terça-feira, 2 de outubro de 2018
sábado, 8 de setembro de 2018
Campanha Salve o Sauim de Colheira simbolo de Manaus
Salve o Sauim
Uma matéria realizada pela TV ACRÍTICA, sobre o sauim-de-coleira, que explica os problemas vividos pela espécie. Para maiores informações acesse ( http://bit.ly/SalveoSauim )
quinta-feira, 30 de agosto de 2018
A gosma misteriosa do Buritizeiro - João Miguel y Teteo
terça-feira, 28 de agosto de 2018
#MonitoramentoAguaBranca #Manaus #Tarumã A criançada no Igarape
Essa é a vocação natural dos igarapés ainda Vivos na cidade de Manaus. Através deles com sua beleza e águas limpas mostramos o valor que têm para as pessoas e fauna residente. A criançada adora e sai muito animada dizendo que vai contar tudo e mostrar as fotos para coleguinhas. Bem-vindos pequeninos porque deles é o Reino do Céu. Nós aqui na terra mostramos a eles que paraísos existem aqui também e que somos nós os zeladores.
sábado, 21 de julho de 2018
sexta-feira, 20 de julho de 2018
O mulateiro ou escorrega de macaco outro morador no #IgarapéAguaBranca #Manaus
O MULATEIRO E JOSÉ EM TARUMÃ
Temos várias espécies de árvores nativas de grande porte plantadas nas margens do Igarapé Água Branca. O Mulateiro (conhecido como escorrega macaco) é liso, alto e muito difícil de escalar. Quer dizer: Difícil para quem não conhece a arte de subir em árvores. Nosso Zezé é Mestre nessa arte.
sexta-feira, 13 de julho de 2018
Fazendinha de água pronta para enfrentar séca amazônica #Manaus #Tarumã #SOSAguaBranca
Nossa fazendinha de água está pronta para enfrentar a séca amazônica. Neste inverno recebeu muita água e quase transbordou várias vezes. As chuvas começam a ficar raras e nascente começa a trabalhar produzindo água que não cai mais do Céu.
Aprendemos muito com essa nascente que é uma das milhares que ainda existem nas florestas fragmentadas da APA-Tarumã. Partindo do conhecimento caboclo que diz: "água chama água" abrimos um pouco mais a nascente e introduzimos cardinais e peixes do igarapé da Água Branca que continua recebendo água da nossa fazendinha, durante todo período de séca.
Há 5 anos ela resiste a tudo. Ano passado quase secou. Só não secou completamente porque abastecemos com água do igarapé algumas vezes. Perdemos muitos peixes.
Este ano conseguimos manejar melhor a água abundante do inverno. Várias vezes "sangramos" para renovar água. A última foi há três dias e em menos de 3 horas o laguinho já estava no nível mais alto.
Vamos ver como será este ano. Estamos na expectativa de que ela tire de letra com muita água limpa e fria se mantendo com bom nível até meados de dezembro, quando as chuvas voltam a cair com fartura. #MonitoramentoÁguaBranca #OngMataViva #FazendinhaDeÁGUA
segunda-feira, 9 de julho de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)