segunda-feira, 20 de junho de 2011

Há dez anos Ong Mata Viva denuncia destruição ambiental no Tarumã.

http://acritica.uol.com.br/manaus/invadida-Taruma-desocupada-pacifica-PM_5_501599837.html


A Ong Mata Viva completa 11 anos com uma grande conquista: O Tarumã começa finalmente a entrar na palta de discussões que envolve um novo planejamento urbano para Manaus. Sempre afirmamos e provamos que a cidade está avançando de forma criminosa, irresponsável e insana sobre as últimas floestas urbanas da cidade.Agora o que ve mos é um verdadeiro festival de invasões, ocupações irregulares e obras cujas licenças ambientais, são extremamente suspeitas.

Não podemos ficar esperando pela eterna incapacidade do poder público de  intervir de forma antecipada aos crimes ambientais. A Invasão José Alencar por exemplo coemçou pequena, com alhuns invasores que fizeram logo seus barracos. Todo mundo sabia no que ia dar, mas as äutoridades" ambientais sentadas em suas salas no ar-condicionado, deixaram que a situsção avançasse até onde chegou: Milhares de hectares de florestas derrubados e muita gente desabrigada.
Para nós este tipo de atitude não passa de um golpe muito bem armado. As "autoridades" sabem das consequências que qualquer invasão gera, (destruição ambiental e degradação social) mas insistem em fazer de conta que não sabiam, se omitindo a agir preventivamente. Depois que o cáos se instala e a destruição total acontece aí as autoridades agem para retirar todo mundo e "recompor" a área invadida. Acontece que tudo está destruído e já que é assim, fica aberto o caminho para empleiteiras e empresários solicirem a área para empreendimentos que prometem moradia barata para o povo.
Não ficaríamos nem um pouco surpresos se de uma hora para outra o local invadido se transforme em conjunto residencial, fábrica, comércio ou mesmo "bairro planejado". O Jornal Acrítica mostra claramente  a situação do Tarumã hoje >)  http://acritica.uol.com.br/manaus/Bairro-Taruma-territorio-sitiado_0_501549869.html (> e nós da Ong Mata Viva comemoramos nosso aniversário de 12 anos de existência dizendo: Nós avisamos. E não é de hoje.

Veja mais >) http://acritica.uol.com.br/manaus/Invasores-Taruma-decidem-deixar-confronto-Amazonia-Manaus-Amazonas_0_500949997.html