sábado, 30 de janeiro de 2010

Micro Beija-Flor faz ninho na folha do cupuaçuzeiro.

VALE A PENA VER DE NOVO!

Foi uma emoção enorme! Era mesmo a foto do ninho de um micro Beija-flor alaranjado. Esse pássaro é tão difícil de ser visto – como vários outros da micro fauna da APP- Tarumã- que ao me deparar com foto foi como se confirmasse que o micro projétil alado que eu algumas vezes vi passando como uma bala sem rumo, deixando um rastro alaranjado atrás, existia mesmo!
ninhoju
Agora com todo cuidado do mundo, estamos acompanhando o dia a dia da mamãe beija-flor. Os filhotes nasceram no último dia 26 de janeiro, apenas dois dias depois que nosso amigo Betinho fotografou o ninho. Hoje visitamos o local e fizemos algumas fotos e também um filme que já esta no facebook. Filhotes e mamãe passam muito bem
29jan10ninhobeijaflor06
Fotografar e filmar este animal esta se transformando num grande desafio. Seu ninho è obra prima da engenharia. Desafia todas as leis da gravidade e nos desafia a afirmar que a vassoura de bruxa è benéfica ao meio ambiente. Tudo isso porque ao balançar ao sabor do vento a estrutura da célula de sobrevivência – feita com a vassoura de bruxa – parece se derreter e se recompor imediatamente. È um elástico impermeável, firme, leve, bem preso e finalmente, extremamente seguro.
29jan10ninhobeijaflor04  
Acompanhe de agora em diante a saga dessa micro família real, cuja riqueza não esta no poder ou no dinheiro. Sua riqueza è sua beleza, leveza, sutileza, destreza, pureza, natureza, firmeza, singeleza. Sua Realeza!

As imagens do jacare Tinga encontrado no Agua Branca

filhotejacaretinga04

filhotejacaretinga07

filhotejacaretinga01

sábado, 23 de janeiro de 2010

Filhote de Jacaré-tinga aparece no Água Branca

Que surpresa! ontem um filhote de jacaré-tinga apareceu na porta de nossa casa, na margem do Igarapé Água Branca. O animal parece que se perdeu da ninhada e foi parar quase dentro da sala de casa. Alimentamos o filhote com peixinhos vivos e aguardamos 24 horas observando o bichinho que foi devolvido para seu habitat. Nosso visitante é mais uma prova da vitalidade do Igarapé Água Branca, que está com toda cadeia alimentar preservada, com predadores (jacarés sucuris estão no topo da cadeia alimentar)e presas ocupando seu espaço.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Ampliação do Aeroporto Eduardo Gomes pode ameaçar nascentes do Água Branca

Igarapé Água Branca (linha verde) ameaçado por desmatamentos

Nós estamos publicando imagens de satélite atualizadas que mostram a situação atual em  toda a calha do Igarapé Água Branca. Desde a nascente no aeroporto Eduardo Gomes, até a foz no igarapé da Cachoeira Alta da APA ( Área de Preservação Ambiental) Tarumã, já podemos notar alguns pontos de novos  desmatamentos, principalmente nas proximidades do Condomínio Mediterrâneo na Avenida do Turismo.
Na foz a imagem é aterradora. Empresas estão realizando terraplanagem num enorme platô e abrindo ramais que estão destruindo áreas de preservação permanente do igarapé Água Branca e outros menores.(ver postagem Água Branca corre perigo 17-10-09)
 Na imagem você pode ver as pistas de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, que vão ser ampliadas. Obras de expansão da infra-estrutura para cargas e passageiros, também estão previstas.
 Até o momento a Infraero não informou nada sobre a ampliação, mas nós vamos nos antecipar e solicitar informações detalhadas sobre a obra que poderá afetar as nascentes do Água Branca.


Detalhe importante: Na década de setenta, quando o aeroporto foi construído, milhares de toneladas de pedra foram retiradas da APA-Tarumã. As marcas da destruição ainda podem ser vistas nas lagoas artificiais da Cachoeira Alta, formadas a partir da explosão em pedreiras que abrigavam belíssimos igarapés que hoje estão secos.
 O local se transformou em foco de malária e invasões de terra que estão destruindo os últimos igarapés vizinhos , deixando a Cachoeira Alta quase seca, com perda de aproximadamente 80% do volume original de água.

Mas existe um paradoxo importante: Atualmente é o Aeroporto que preserva a nascente do Água Branca, conforme mostramos na imagem de satélite (acima). A área circundada, corresponde à nascente principal do Igarapé Água Branca e está totalmente preservada, isolada por cercas e um muro com avisos dando conta de que se trata de Área de Segurança Nacional.