quarta-feira, 13 de julho de 2011

Urubú de cabeça amarela

Morador do Tarumã, o Urubú de cabeça amarela mede entre 53 a 65 cm e sua envergadura até 1,60 metros. Pesam  entre 950 e1550g. ,a cor do corpo e da asa são iguais a do Urubú da mata mas a cabeça é amarela clara .
Alimentam -se principalmente de pequenas presas e carniças, é um caçador mais ativo , capturando pequenos vertebrados em voos rasantes.
Seus ninhos são feitos em grandes cavidades de árvores e os ovos são branco -amarronzados. Essa espécie é mais comum no Nordeste e no Amazonas.
Graças aos Urubús há uma rápida reciclagem das carcaças e reincorporação ao sistema dos nutrientes possuem altíssima capacidade de resistencia a organismos infecciosos.
Para as pessoas é um animal nojento , para a natureza , simplesmente indispensável.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela bela postagem. Esse blog presta um serviço inestimável para a conservaçào de espécies belíssimas, exóticas e ameaçadas de extinção. Admiramos muito o trabalho de voces. Estamos criando algo parecido aqui em João Pessoa.
Vasconcelos & Paiva - Jornalismo e Eventos.

Anônimo disse...

Por favor continuem publicando sempre postagens com as belezas do Tarumã. Moro agora em Portugal e mato saudades de manaus vendo sempre o lindo Tarumã. Fico triste ao saber que esse lugar está sendo destruído. Uma coisa feia que precisa ser combatida. Voces sào importantes nessa luta de preservaçào. Que lindo esse pássaro. parece um condor.
Paulo Jorge Mascarenhas. Um amazonense que deu certo na europa.

Edivania Santos disse...

Adoro trabalhos assim que levam as pessoas a conhecerem melhor o meio onde elas vivem. sempre tem umas curiosidades que a gente nem imagina que a natureza é capaz de ter.