segunda-feira, 26 de outubro de 2009

NOVASEEL vai recuperar área de nascente degradada

A Associação dos Empregados da Eletronorte - ASEEL - através da Gerência Executiva dos Núcleos Regionais vai agir de forma imediata para reverter uma grande erosão que ameaça o Igarapé da Água Branca e 2 nascentes que foram soterradas por tratores que tentaram abrir caminho até o Igarapé da Água Branca, para abastecer caminhões-pipa. além de recuperar o local, a ASEEL vai cercar todo o terreno e construir uma trilha para atividades envolvendo educação ambiental. O Gerente Executivo dos Núcleos Regionais, José Elias Silva de Jesus, já está em Manaus para acomapanhar pessoalmente o início dos trabalhos.
É isso aí... A ajuda está começando a chegar e temos certeza que nosso igarapé ainda vai fazer muitos amigos.

Colabore vc também! venha conhecer nosso trabalho e ajudar a manter vivo o Água Branca.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Crianças fazem a festa no Igarapé da Água Branca


O igarapé da Água Branca,tem qualidade de água monitorada pelos órgãos ambientais do Município e do Estado. O acompanhamento começou com a iniciativa da ONG Mata Viva, que solicitou a inclusão no igarapé no mapa de Balneários da cidade. Os laudos apontam boa qualidade da água, propícia para banho. Aí a garotada tomou conta do pedaço... São filhos de vizinhos que todos os dias fazem a festa nas águas brancas e limpas do igarapé.

Quem sou eu?


Minha casa é o igarapé da Água Branca. Sou um dos menores marsupiais do planeta, medindo cerca de 15 centímetros. Me alimento de insetos e pequenos frutos. Meus filhotes ficam agarrados comigo e quando nascem, são do tamanho de uma moeda. Sou uma mucurinha e corro sério risco de extinção. Gostaria de continuar morando aqui. Você pode me ajudar? Sabe meu nome científico?

Universidade realiza pesquisa no Água Branca


A pesquisadora Vanessa Souza da Silva, mestranda do curso de Ciências Florestais e Ambientais da Ufam, desenvolve no igarapé da Água Branca, pesquisa intitulada " Metodologia e Manejo de Sementes de Visgueiro - Parkia pêndula", árvore nativa cujos frutos servem de base alimentar para pássaros e pequenos roedores. O Água Branca foi escolhido para o experimento, porque a temperatura da água, a ausência de poluição e a correnteza, simulam a água da chuva.

sábado, 17 de outubro de 2009

Água Branca corre perigo


A retirada de barro por empresas de construção civil nas margem do Igarapé da Água Branca está causando o assoreamento (obstrução por sedimentos areia ou barro) do manancial. afetando o ecossistema ao redor do mesmo.

Igarapé da Água Branca (17.10.2009)


O Água Branca é o último Igarapé limpo da cidade de Manaus que está sendo monitorado Online a partir de hoje na internet. Ele se localiza no Tarumã, com nascentes na área de preservação ambiental do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e sofre um sério risco de ser degradado pela expansão urbana com invasões, construção de estabelimentos comerciais e mega condomínios no seu entorno.