domingo, 22 de abril de 2012

Parece mas não é !!!!!!!!


Aqui no Tarumã é assim ...nunca estamos sozinhos, parece que sempre tem alguém nos observando .

 É preciso ter olhos bem atentos para enxergar em meio a floresta  seus habitantes com camuflagens cinematográficas.
Esse Sapo Albino estava pendurado na folha de um galho alto que mais parecia um fungo, infelizmente não encontramos nada sobre este sapo mas continuaremos pesquisando .

O esquilo Quatiporú tem a cor dos troncos e é capaz de fazer mil malabarismos para que ninguém o perceba, só não consegue esconder o barulho dos seus fortes dentes roendo as sementes.
O símbolo de Manaus  Sauim de Coleira, que ainda habita fortemente nas florestas do Tarumã também quase não aparece em meio aos reflexos do sol , igualmente ao esquilo sabemos que está por perto por causa dos seus assovios.


Aqui a Jararaca na beira do igarapé,  enquanto as crianças tomavam banho ela pegava um solzinho em cima dos sacos de contenção . É claro que quando  foi vista todos saíram correndo !!!

Abaixo a Cobra Cipó se confunde com os galhos , todo cuidado é pouco com elas pois se arrastam sem fazer barulho e passam como água entre as folhas sem mexer em nada. Geralmente não são agressivas , o perigo está em pisar sem ver.






O Bicho Folha é outro expert em camuflagem , existem diversas espécies que imitam os mais variados tipos de folhas inclusive as folhas podres.
Grandes e pequenos quase impossíveis de perceber porque quando se sentem ameaçados brincam de estátua permanecendo parados se igualando as plantas.
Esses animais são importantíssimos para o ecossistema do Tarumã e o Igarapé Água Branca fundamental para a sobrevivência de todo tipo de vida animal e vegetal .



Apesar de ser uma APA e ter o direito de preservação os condomínios continuam se instalando nas proximidades do igarapé , sendo que todo dia áreas enormes do Tarumã estão sendo derrubadas e centenas de nascentes sacrificadas.
A cada dia que passa fica mais difícil conter tanta destruição .
Propagandas enganosas de condomínios ecológicos que derrubam áreas enormes de mata , matam e desabrigam os animais nativos e depois plantam algumas palmeiras imperiais para enfeitar estão tomando conta de Manaus.
Até onde vamos com tanta estupidez e falta de consciência de nossos governantes que parecem ter parado no tempo.
Agradecemos a todos que nos acompanham nessa batalha e nos animam a continuar .
O TARUMÃ AINDA É O PULMÃO DE MANAUS E NÃO PODE MORRER !!!!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Imagens preciosas. Continuem mostrando animais deste lugar. É um bálsamo para a alma. Porque não publicam vídeios tambem? Drescculpa portogues errado.
suli milos greece

Anônimo disse...

o igarapé da água branca precisa ser preservado. Conheço bem as nascentes no aeroporto Eduardo Gomes e parte que fica atrás do cond. Mediterrânea. Ali tá cheio de casa jogando esgoto dentro do igarapé. Denunciem isso é um crime.
Shirley - moradora do tarumã

Paulo Henrique (PH) disse...

Muito legal o seu BLog.

Tenho alguns amigos interessados juntamente comigo de colaborarmos na campanha de preservação dessa área no Tarumã, particularmente a região da Cachoeira Alta.

Ab Paulo Henrique

meu e-mail: phmontanha@hotmail.com