quinta-feira, 19 de abril de 2012

Grandes reflorestadores da Amazônia

As quase 1.000 espécies de morcegos no mundo comem os mais variados alimentos.
Eles são os grandes responsáveis pelo reflorestamento, sem eles as florestas estão  condenadas, além de predadores de um vasto número de pragas agrícolas e vetores de doenças.
São os únicos mamíferos que voam.
Os morcegos comedores de frutas, os frugívoros, espalham sementes. Bananas e Jabuticabeiras  são frequentemente visitadas por eles.
Alguns morcegos se especializaram em comer pólen ( Polinívoros ) , ao passear de flor em flor eles vão fazendo a polinização e criando vida.
Os carnívoros usam sua poderosa visão ,a ecolocalização e sons emitidos de suas presas para encontrar comida.
Morcegos pescadores ( Piscívoros) capturam suas presas dentro da água e usam a ecolocalização durante a pescaria.
Os morcegos Hematófagos ou vampiros se alimentam de sangue. Alguns de aves e pássaros, outros de grandes animais como vacas e cavalos.
Estudos feitos com as substâncias anticoagulantes presentes na saliva desta espécie (Hematófagos ) poderão ajudar a salvar vidas de pessoas com doenças do coração.
...ENTÃO...
QUEM MATA MORCEGO DESMATA !!!!!!!








3 comentários:

Anônimo disse...

Este blog presta um serviço inestimável ao meio ambiente. Adoro o trabalho de voces. Pena que este lugar (tarumã) esteja com florestas e rios ameaçados pela destruição. Considero vanguarda ambiental o trabalho de voces.
José Hugo Lopes Vergeiro Simões- Biólogo Anápolis Goiás.
ps postar aqui é meio difícil. deveriam escolher outras ferramentas pois esta só aceita se postarmos como anônimos. Revejam isso, pois não é todo mundo que entende o sistema de postagens de vcs. Abraço!

Anônimo disse...

Obrigada José Hugo pela observação vamos rever sim, pois as postagens de nossos leitores são muito importantes para o Blog !!!


Michele Moraes- Administradora do Blog Águabrancaonline .
Manaus- Tarumã .

Anônimo disse...

a única crítica que faço diz respeito a quantidade de PUBLICACÒES que deveriam ser muiiiito mais. Voces são importantes para a sobrevivência destas florestas do Tarumã. Por favor recebam minhas homenagens.
célio - manaus