domingo, 15 de abril de 2012

É preciso olhar mais de perto para percebermos o que estamos perdendo.




O Olhar atento do João Miguel, capturou mais uma vez um belo e exótico exemplar da riquíssima fauna sobrevivente na APA-Tarumã em #Manaus. Ao lado de sua descoberta ele me chamou quase em silêncio para ver o bicho-folha.
Fiquei impressionado com  precisão e delicadeza da camuflagem. O Bicho-pau havia desenvolvido sua própria folha. Quase um encanto. Era a folha mais viva que já tinha visto na vida.







O animal media cerca de 15 cm, tinha longas antenas e um corpo tão fino que parecia estar descolado da falsa folha, que na verdade tratava-se da verdadeira asa. Um predador top de linha, mestre na camuflagem, com rapidez alada e veneno mortal capaz de matar suas presas em segundos.




A arte da camuflagem só pode ser apreciada no mundo animal, sem a perturbação e destruição do meio ambiente. As florestas que desaparecem no entorno de #Manaus levam junto todos estes animais quase desconhecidos da ciência e das pessoas.




 Quando um trator arrasta tudo pela frente, derrubando árvores jovens e velhas, leva junto toda essa enorme variedade de micro-fauna. Micro por ser representada por animais muito miúdos, às vezes   micro-miniaturas, mas que podem ser vitais na grande teia da sustentabilidade ambiental. Não podemos continuar nos destruindo assim. Alguma coisa de verde precisa restar no entorno de Manaus. O Tarumã não tem vocação para Distrito Industrial.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quanta beleza....realmente esse lugar é muito especial,me parece um grande tesouro da cidade de Manaus.
Parabéns pelo trabalho !!!!!


Andréa- Bióloga