domingo, 3 de julho de 2011

Visitas especiais nas férias de julho !!!!

As crianças que moram nas margens do igarapé Água Branca estão de férias e o tédio passa longe daqui, monotonia e falta do que fazer......nem pensar.
Banho de igarapé com certeza é o programa principal ,o João (mais velho )aproveita para pescar e tirar fotos das novidades,sempre chega um amigo para acompanha-lo,os outros se divertem andando de bicicleta,brincando no balanço,pulando  corda,brincando de amarelinha....mas a atração do momento está sendo as visitas da floresta bem pertinho de casa.



A novidade desta semana foi essa cobra, estávamos fazendo as tarefas de aula  dentro de casa, de repente escutamos um barulho esquisito bem do ladinho da janela (telada) eles levantaram curiosos para ver o que era, subiram na cadeira e deu pra ver a cobra acabando de engoilr um sapo....era ele que estava gritando, corri lá pra fora para registrar, eles gritavam : -filma mamãe ! , -tira foto !
A cobra era enorme e na primeira foto dá pra ver o último pedaço do sapo sendo engolido, pulbicaremos  no You Tube o vídeo que mostra o sapo sendo devorado.
Sempre lembramos as crianças do cuidado que devem ter , principalmente com cobras, sempre muito atentas observam tudo e ficam de olho no menor (tres anos) .
Não temos certeza se era uma papagaio, se  alguem conseguir identificar agradecemos a colaboração.
A cada semana de julho publicaremos matérias feitas pelas crianças contando suas aventuras das férias e claro com fotos muito especiais !!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Cobra linda. Acho que é uma papagaio e bem venenosa. Dizem que ela salta sobre as pessoas. Mas a maioria dos acidentes acontece porque as pessoas esbarram na cobra, que uma mestra da camuflagem. Ela fica pendurada nas ingazeiras se fingindo de morta ou até mesmo do fruto. Admiro a vida de vcs e com certeza essas crianças vão ser futuros pesquisadores.

Esmeraldo Sena Maia- SP.

Ong NOSSA MÃE TERRA - Presidente: Ralph Proença. disse...

De fato, é uma serpente lindissima! É uma cobra Papagáio, porem os reptilianos desta família são desprovidos de pessonha, não possuem veneno, ao contrario de suas primas as Cipós, que inoculam uma baixa quantidade de veneno para alimentarem-se de suas vitimas. As cobras Papagáios são arborícolas por exelência e possuem habitos de caça diurnos e mata por constrição como todas as expécies da família Boidae. São animáis pacatos e timidos que camuflam-se no verde exuberante de nossas matas e ocorrem com frequencia e áreas com aguas correntes... Igarapé das águas brancas é claro! Não matem cobras, estes animais são reguladores de pragas, ÁREAS QUE POSSUEM UMA POPULAÇÃO REGULAR DE SERPENTES NÃO SÃO AMAÇADAS COM INCIDENCIA DE RATOS E ARANHAS! Lembrem-se, tudo na natureza estáno seu devido lugar e possue equilíbrio natural, onde o homem mexe ou mete as mãos, ele promove estrago e desequlibrio! As serpentes não são nossas inimigas, desde que elas sejam deichadas em paz ou que não sejam importunadas.

Anônimo disse...

O Ralph Proença é um conhecedor de ofídios. agradecemos suas explicações e orientações sobre o comportamento destes animais. Colaborador da melhor qualidade. Obrigado Mãe-Terra, parceira incondicional do Tarumã Vivo.

Aguabrancaonline.

Ong Nossa Mãe Terra - Presidente: Ralph Proença. disse...

A cobra-papagaio, também conhecida pelos nomes de arabóia, ararambóia, arauembóia, boa-arborícola-esmeralda, jibóia-verde , periquitambóia e píton verde da árvore(Corallus caninus) é uma serpente amazônica de habitos noturnos, considerada um dos mais exuberantes ofídios. Pertence a família dos boídeos, não peçonhenta com dentição áglifa e sua medida pode ultrapassar mais de 1,50m de comprimento.[1] A espécie possui ainda dorso verde com barras transversais branco-amarelada e região ventral amarela, mas podem ser encontrada na coloração verde ou também com pigmentações pretas.
Uma constritora (mata por sufocamento) que passa um grande período de tempo enrolada em troncos de árvores, assim alimenta-se basicamente de roedores, pequenas aves e répteis.[2]
A cobra-papagaio consegue elevar sua temperatura e incubar os ovos, fazendo seu corpo tremer. Os filhotes da cobra-papagaio apresentam uma coloração avermelhada e podem caçar e comer sapos de árvores quase que imediatamente.

Ong Nossa Mãe Terra - AM. Presidente: Ralph Proença. disse...

A propósito: a Cobra Cipó também é desprovida de veneno tá bom? Lembrem-se que muitas serpentes estão sendo mortas desnecessáriamente, por total falta de informação... A Ong Mãe Terra, parceira da Mata Viva e denfenssora Também do Aguas Brancas, compromete-se em sempre que puder, editar informações sobre ofídeos da Amazonia, um abração para todos os que pensam verde assim como nós! Valeu Jó!