segunda-feira, 11 de julho de 2011

Diário de férias nas margens do igarapé

Meu nome é João Miguel e moro nas margens do Água Branca, vou contar algumas das nossas descobertas nessas férias vividas por mim e meus amigos.
 Nesta foto meus amigos que estão morando em João Pessoa matam a saudade do igarapé se segurando no cipó igual ao Tarzã !!!
 Tiramos muitas fotos legais das nossas brincadeiras e de animais que nunca mais tinham aparecido por aqui e vou contar tudinho.
São tantas coisas legais que fica difícil saber por onde começar....
Estávamos caminhando por dentro do igarapé e encontramos um ninho de beija- flor, foi muito legal , não chegamos muito perto para não espantar pois da outra vez que vimos um ninho meu pai falou que a fêmea abandona o ninho quando nos aproximamos muito então corri pegar a máquina e consegui tirar foto, achei engraçado porque da outra vez o ninho também estava na ponta da folha .

Resolvi procurar na internet alguma coisa sobre eles e achei ... quase todas as fotos de ninho de beija -flor estavam na ponta das folhas .
Sem dar zoom na máquina nem dá pra perceber o danadinho.
Então oque encontrei na internet é que o menor beija -flor do mundo se chama Beija- flor abelha e mede da ponta de sua cauda até a ponta de seu bico cerca de 6 cm , pesando até 2 gramas. No site que encontrei esses dados dizia que só existem em Cuba mas sempre vejo desses aqui. São muito pequenos ,são eles mesmo.
Se alimentam de néctar ,insetos e aranhas.... por isso sempre peço para minha mãe não tirar todas as teias de dentro de casa porque eles entram todos os dias pra comer as aranhas pequenas. Seus ninhos são feitos com musgos, raminhos e teias de aranha, suas asas batem sem parar pra frente e pra trás, pra um lado e pra outro, batem + ou - 70 vezes por segundo. Já tentei contar mas é impossível....
Bem, vou me despedir por aqui , mas já estou preparando a próxima matéria. Abraços a todos !!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

POxa João Miguel. Voce está se transformando num verdadeiro repórter da natureza. Aliás filho de peixe, peixinho é... Super legal, continue assim e seu futuro será no National geográfic. Parabéns!
Mercelo Vasconcelos - jornalista amigo do seu pai.