sexta-feira, 22 de julho de 2011

Disputado Inajá...tesouro da Amazônia

Palmeira típica do Amazonas e aqui no Tarumã alimenta muitos animais. O Inajá é oleagenoso ,possui ótimos palmitos, frutos e amêndoas.
O óleo extraído pode ser utilizado na indústria alimentícia, cosméticos, produtos farmacêuticos e rações.
A novidade é que seu óleo será aproveitado para gerar energia em usinas de Bio Combustível.
 Na foto acima flagramos o pica- pau e o esquilo compartilhando o Inajá.
Macacos como os sauins e os barrigudos também são frequentadores assíduos da palmeira.

3 comentários:

Anônimo disse...

Embora disputem o mesmo alimento, macacos, aves, roedores do solo e das árvores,insetos e até plantas, frequentam comensalmente os últimos inajázeiros do TARUMÃ. Esta árvore é um verdadeiro supermercado da floresta. Estão sendo destruídas aos milhares nas últimas florestas do Tarumã.
Sosaguabranca.

Ong Nossa Mãe Terra - AM. Presidente: Ralph Proença. disse...

Dói-me o coração, entristece-me a alma rodar por este velho Tarumã e ainda constatar que apesar de tantas lutas e tanto tempo passado, tantas bandeiras levantadas... As árvores nativas, as plantas selvagens, plantas que alem de equilibrar, embelezar, despoluir inclusive nossa visão, plantas alimentadoras de toda uma fáuna terrestre, áquática e berço reprodutor de inúmeras áves tanto brasileiras quanto visitantes oriundas até do Canadá, estão sendo derrubadas agora, neste exato momento, dentro das matas desta APA chamada Tarumã! Meus Sauíns moradores aqui do meu lado do Tarumã (Estrada da Vivenda Verde), simplesmente desapareceram, um bando que até três anos atrás constituia-se de 8 membros, no inicio deste ano de 2011 estavam em membros e agora não vejo mais nenhum! Porem, as invasões, a especulação imobiliária, as áreas que deveriam estar preservadas estão sendo devastadas para a construção de condomínios luxuosos, fábricas poluidoras, e outras aberrações que não acrescentam em nada para a manutenção e a sobrevivência do Tarumã! Tenho esporadicamente entrado com meu carro em ramáis recem-abertos em pontos escondidos pela vegetação da beira da pista e tenho recolhido muitas plantas que foram arrancadas por tratores, belezas típicas de nossa região, orquideas lindas, palmeiras, samabáias, tajás, ninhos de passaros... Jogados pelo chão!
Sou solidário a luta pela preservação do Aguas Brancas, pela preservação das águas do Tarumã, todas as especies nativas do Tarumã, todas as formas de vida unicas do Tarumã! Lamento, o fato de que todo o nosso trabalho em tentar formar opiniões, criar conceitos e clamar pelo socorro deste espaço verde, só possa realmente se consolidar quando já não hover muito o que salvar... Espero sinceramente já não estar mais por aqui!

Anônimo disse...

Material excepcional. se essa prática fosse replicada a cidade de manaus teria outra realidade ambiental. Quem tem que zelar pelos recursos naturais são os principais interessados: moradores.
Guto-biologo