segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Eu não quero morrer! Cachoeira Alta do Tarumã.




Foi emocionante ver e ouvir a cachoeira Alta do Tarumã, mostrando sua altivez. Suas possibilidades tão menosprezadas pela cidade. É rural, sim a vocação da Apa-Tarumã. Cachoeiras precisam de entorno preservado. O rio, riacho ou simples córrego que a abastece, tem garantia legal de proteção integral da nascente até a foz. É claro que a cidade já fez seus estragos, mas a cachoeira Alta pede uma única chance para se impor novamente como soberana das águas que cortam Manaus. Principal atração de um futuro Parque ambiental. Um parque que por enquanto, é só um sonho, que queremos tornar realidade.

3 comentários:

Presidente da Ong Nossa Mãe Terra Ralph Proença disse...

ASSOCIAÇÃO NOSSA MÃE TERRA
CNPJ: 07.639.177/0001-81. RG: 16.815.

Em aproximadamente 30 anos perdemos nada mais nada menos que 22 Igarapés. Balneários belíssimos irrigados por águas cristalinas, áreas de beleza selvagem, fontes naturais de água. Perdemos o 40, perdemos o mindú, perdemos a ponte da Bolívia, perdemos o Tarumã...
Cerca de cinco anos atrás a Estrada do Turismo causava-nos uma sensação de enorme bem estar, sentia-mos na pele logo no inicio do passeio a temperatura cerca de dois graus mais baixa que na cidade. Todo o Tarumã possuía uma temperatura agradabilíssima durante o dia e não havia a necessidade de ligarem-se aparelhos de refrigeração durante a noite para se dormir. Hoje, já não é mais assim!
As incessantes derrubadas de árvores, as devastações provocadas pelas invasões, o assoreamento dos igarapés provocados pelas retiradas ilegais de arreia e páus-de-escora e tantas outras agressões sofridas por anos estão terminando de liquidar definitivamente com mais importante reservatório de água natural de Manaus que esta sobre o solo da região do Tarumã. Sobrou-nos o Igarapé das águas Brancas, o último dos Moicanos! Simplesinho, humilde, ainda corre sereno irrigando a região de fronteira entre acidade e o inicio do Tarumã. Este igarapé irriga este solo desgastado, teima em manter vivas espécies indispensáveis a manutenção do meio ambiente e a recuperação do que já foi devastado. Alimenta espécies de vegetação nativa raríssimas, transporta nutrientes e sementes para várias áreas do solo ainda em recuperação. Continua limpo, cristalino, vivo e cumprindo com sua parte no equilíbrio da natureza. Possui moradores fantásticos como o Matupiri, um peixinho que mostra-nos o grau de oxigenação da água por sua própria permanência neste ambiente, também foram encontrados o camarão-lagosta, serpentes aquáticas e outras raras espécie que encontram-se espremidas entre o asfalto da Estrada do Turismo e as muralhas de concreto que avançam sem parar de encontro ao que sobrou deste corredor ecológico.
O Igarapé das águas Brancas é um dos poucos alimentadores de águas limpas que ainda abastecem e ajudam a formar a bacia do Tarumã, desaguando um pouco abaixo do que sobrou da Cachoeira Alta. Minha filha de um ano e três meses tomou seu primeiro banho de Igarapé no Águas Brancas, lembrei-me do quanto que o Tarumã era bonito! Precisamos nos mobilizar, precisamos acordar deste sono letárgico, precisamos nos unir e fazer alguma coisa séria. Não da mais para brincar de ambientalista e curtir o modismo! Precisamos partir para uma decisão e cobrar a quem compete às respostas e atitudes... Manaus esta perigosa, casas desmoronando, fumaça para todos os lados, ventos devastadores, secas e chuvas aos extremos, uma temperatura cada vez mais alta e muitas promessas não cumpridas. Um Igarapé, um Igarapezinho, por mais humilde e simplesinho que seja pode fazer uma grande diferença. Uma atitude sua, minha, nossa também podem fazer muita diferença - Vamos cuidar do Igarapé das águas Brancas, ele esta precisando de ajuda e nós muito mais da existência dele. Ta na hora de você fazer alguma coisa!
Ralph Proença
Presidente da Ong Nossa Mãe Terra.

SOCORRO Tarumã! Presidente da Ong Nossa Mãe Terra Ralph Proença disse...

ALERTA VERMELHO TAMBÉM PARA O TARUMÃ:
Ong Mata Viva, socorro minha Ong Irmã! A MALÁRIA e a DENGUE, definitivamente assumiram o controle da região, impondo aos moradores um semi-estado de sítio com regime de toque de recolher para se estar nas ruas... entre as cinco horas até as sete e meia da manhã e o mesmo horário a noite as pessoas são obrigadas a trancarem-se em casa pois os mosquitos comandam as ruas! O carro da fumaça só pulveriza as propriedades dos Barões do Tarumã, OS MENOS FAVORECIDOS FICAM PARA TRÁS! E lembrem-se que a estrada de acesso ao Tarumã, sentido Cachoeira Alta rumo ao Campos Sáles, em frente a antiga Lagoa azul vai desmoronar, a erosão está por demais adiantada embaixo do asfalto. Haverá um efeito dominó derrubando toda a laje de pedras e barro destruindo todo o vale do Tarumã, soterrando o que sobrou das escavações da construção do Aeroporto Eduardo Gomes (outro desastre ambiental antiqüíssimo). Isolamento e uma Terrível catástrofe anunciada a dez anos atrás, quando militava em questões ambienteis pela Mata Viva. Fizeram um pseudo parque/mirante na Cachoeira Alta e esqueceram de concretar debaixo do asfalto duzentos/trezentos metros acima da pista. Façam alguma coisa, não dá para brincar com isso não! Você amigo da Mata Viva, me ajude, divulgue isso para as outras pessoas! Existem leis especificas para proteger o Tarumã, porque até agora não vi nada ser feito? Onde estão os Promotores, onde encontram-se os órgãos ambientais desta cidade? Porque a SEMAS não faz nada? O Tarumã continua sendo alvo de depredação e descaso, será que só aparecerão por aqui nas próximas eleições? Cuidado para não serem mal recebidos Senhores políticos!

Anônimo disse...

Voce conhece bem os problemas do Tarumã.A solução é parar completamente a invasão sobre a floresta. Só que o governo não quer, o rico não gosta e o pobre aceita um pedaço de terra alagado para ficar quieto.