sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Peixes do Rio Negro ameaçados pela invasão de Tilápias

289Na última visita que fizemos ao igarapé da Cachoeira Alta do Tarumã, fomos surpreendidos por uma visão aterradora e ao mesmo tempo “reconfortante”. Nos causou conforto muito grande saber que peixes ainda sobrevivem no poluído, assoreado e deformado igarapé da Cachoeira Alta. A má notícia é que o peixe fisgado aos montes pelo solitário pescador, era uma Tilápia, peixe exótico, extremamente voraz e responsável pela dizimação de espécies nativas em quase todos os rios onde foi introduzido.

261Num período de aproximadamente vinte minutos, mais de 10 tilápias foram fisgadas e o morador vizinho do igarapé nos disse que costumava tirar almoço e janta toda vez que vinha pescar no local.Parece incrível um peixe conseguir resistir ao ambiente completamente insalubre do igarapé. Ao mesmo tempo fica evidenciada sua capacidade de adaptação e resistência. Por isso mesmo sua criação em cativeiro é proibida próximo a cursos d'água.

276É claro que os peixes que tomam conta do igarapé escaparam de algum açude ou lago particular. cabe agora aos órgãos ambientais descobrir onde, quando e quantos foram lançados no igarapé. É fundamental agir já., pois a Tilápia já deve estar infestando o lago do Tarumã e consequentemente o Rio Negro.512Nosso igarapé também corre risco de invasão o que seria um desastre ecológico sem precedentes, uma vez que o Água Branca é maternidade, creche e supermercado de milhares de peixes que um dia vão sair das águas limpas e tranquilas do Água Branca para morar definitivamente nos grandes rios.

Um comentário:

Ellza Souza disse...

As tilápias já estão no igarapé de São Raimundo na sua foz com o rio Negro.