segunda-feira, 7 de junho de 2010

Esquilos: Especialistas em dispersão.

343  Este é o esquilo. Mais um legítimo representante da micro-fauna abundante nas margens do igarapé Água Branca. Medindo entre 20  25cm já adulto, estes animais são verdadeiras máquinas de descascar e dispersar    

florestaruma90 Esta é a árvore. Seu fruto é o naja. Duro como ferro. leva meses prá se decompor naturalmente, até germinar. Enquanto flor, porém é frágil, perfumado e festejado por milhares de abelhas indígenas que recolhem pólen para alimentar suas colônias na floresta e assim garantir o surgimento de novas gerações de polinizadores especializados. Totalmente dependentes da florada das árvores nativas do Tarumã267

As abelhas, especialistas da flor e o esquilinho, especialista na raspagem das nozes caídas, das quais se alimenta, garantem uma germinação mais rápida de novos najazeiros. Estas árvores em especial são as primeiras espécies destruídas nas invasões, loteamentos e construções.

Então atenção! Tal destruição vai dizimar os esquilos que “amolecem” o caroço para garantir a germinação mais rápida de novos najazeiros, que vão produzir flores que alimentam as abelhas nativas, que por sua vez polinizam as flores de até 90% de todas as espécies vegetais da floresta Amazônica.    342 Você quase não vê, mas os micro animais das florestas estão em toda parte. Cada fazendo seu papel em benefício da natureza. Que papel está fazendo quem destroem esta cadeia tão eficiente e generosa?

Um comentário:

Marcelo vasconcelos disse...

Muito interessante o trabalho dos esquilos na floresta. Se o homem fizesse o mesmo em relação ao meio ambiente o mundo seria melhor.