sábado, 6 de fevereiro de 2010

Inverno aumenta nível da água no Igarapé

 florestaruma73 As fortes chuvas de janeiro e fevereiro, elevaram em quase 50 centímetros o nível do Igarapé Água Branca. Foi um grande alívio, afinal nosso Água Branca sofreu uma das piores estiagens em dez anos. dezenas de nascentes nas margens do igarapé, simplesmente secaram e só agora começam a se recuperar. Muitos peixes de porte pequeno e médio, também estão de volta e acreditamos que estão se dirigindo para as nascentes do Aeroporto buscando a reprodução.

12nov09trilhaigarape050 

Também registramos enxurradas poderosas levando tudo pela frente. nestes momentos o nível do calmo Água Branca chega a subir dois metros. Achamos que nessas enchentes relâmpago muitos peixes grandes sobem a correnteza para alcançar a nascente, onde vários lagos proporcionam habitat ideal para reprodução.

satelite aeroporto 

É sempre importante lembrar que a água pura e oxigenada do igarapé é  lançada na foz da ameaçada e poluída Cachoeira Alta da APP-Tarumã- ver foto de satélite na matéria sobre ampliação do Aeroporto- e vai direto para os lagos do Tarumãzinho, contaminado por chorume do aterro municipal e esgotos das invasões. O Água Branca não cobra nada por este serviço ambiental fundamental para  Manaus, que coleta a água que abastece a cidade no Rio Negro, onde deságuam os lagos do Tarumã-Açú e  Tarumã-Mirim, atualmente muito poluídos. O Água Branca ajuda a limpar e oxigenar todos os dias o manancial de águas da APP-Tarumã e nós só queremos que este serviço continue. O Água Branca não vai morrer!     

Nenhum comentário: