sábado, 30 de janeiro de 2010

Micro Beija-Flor faz ninho na folha do cupuaçuzeiro.

VALE A PENA VER DE NOVO!

Foi uma emoção enorme! Era mesmo a foto do ninho de um micro Beija-flor alaranjado. Esse pássaro é tão difícil de ser visto – como vários outros da micro fauna da APP- Tarumã- que ao me deparar com foto foi como se confirmasse que o micro projétil alado que eu algumas vezes vi passando como uma bala sem rumo, deixando um rastro alaranjado atrás, existia mesmo!
ninhoju
Agora com todo cuidado do mundo, estamos acompanhando o dia a dia da mamãe beija-flor. Os filhotes nasceram no último dia 26 de janeiro, apenas dois dias depois que nosso amigo Betinho fotografou o ninho. Hoje visitamos o local e fizemos algumas fotos e também um filme que já esta no facebook. Filhotes e mamãe passam muito bem
29jan10ninhobeijaflor06
Fotografar e filmar este animal esta se transformando num grande desafio. Seu ninho è obra prima da engenharia. Desafia todas as leis da gravidade e nos desafia a afirmar que a vassoura de bruxa è benéfica ao meio ambiente. Tudo isso porque ao balançar ao sabor do vento a estrutura da célula de sobrevivência – feita com a vassoura de bruxa – parece se derreter e se recompor imediatamente. È um elástico impermeável, firme, leve, bem preso e finalmente, extremamente seguro.
29jan10ninhobeijaflor04  
Acompanhe de agora em diante a saga dessa micro família real, cuja riqueza não esta no poder ou no dinheiro. Sua riqueza è sua beleza, leveza, sutileza, destreza, pureza, natureza, firmeza, singeleza. Sua Realeza!

3 comentários:

Unknown disse...

Fascinante. A descrição tem beleza e emoção.
Parabéns pelo trabalho.
Avante guerreiros do BEM. A grande mãe Terra merece nossos esforços, empenho em prol de um mundo onde a natureza seja respeitada acima da ganância e dos interesses escusos.

lapis ecologico disse...

Parabéns pela lição de Carinho com os pequenos
seres desta nossa Mãe Terra. Ações assim não nós
deixarão sucumbir na solidão do planeta!

Unknown disse...

nota dezzzzz. muito são os que olham e poucos são os que vêem. isso é apenas a pontinha do yciberg perante o que existe de exuberancia de fauna e flora no nosso querido tarumâ. Vamos dar valor e respeito a natureza ajudando a conservar esse corredor ecológico que se encontra em estado de devastação pelo maior predador da natureza, que é o homem...