sábado, 5 de dezembro de 2009

Um hóspede raro


Filhote de Sábia voando para a liberdade
Nos últimos cinco dias tratamos de um hóspede raro aqui no Igarapé Água Branca. Um filhote de Sabiá do Rio Negro, foi encontrado caído fora do ninho e sem a mãe por perto. Recolhemos o bichinho e alimentamos durante dois dias. No terceiro dia ele já estava forte e passou a ficar numa pequena gaiola para pegar sol. Foi aí que veio a surpresa: A mamãe sabiá apareceu e começou a alimentar o filhote. Ficamos extasiados ao ver o tipo de alimentação que ela trazia. Larvas enormes, gafanhotos, mariposas e muitas sementes, com destaque para a semente de Bacaba (Palmeira nativa). Em cada dez viagens cerca de quatro eram para trazer novas remessas de sementes de Bacaba.
As crianças que acompanhavam atentas o desenvolvimento do filhote, já estavam loucas prá soltar o sabiazinho, que já parecia bem forte. No sábado finalmente o grande dia! A liberdade chegou para nosso pequeno e agitado hóspede. Feliz da vida ele partiu com mãe e nos deixou uma lição sobre a importância dos pássaros para a floresta, pois ao se alimentar, eliminam nas fezes, os caroços adubados, favorecendo o reflorestamento de espécies raras como a Bacabeira e comendo insetos livram as árvores de larvas prejudiciais ao seu desenvolvimento.
Aprendemos muito e agora estamos dividindo com vocês, alegres por ter salvo um belíssimo e canoro Sabiá do Rio Negro, que só aparece aqui no Igarapé da água Branca no período de verão, quando as frutas são abundantes, propícias para o acasalamento e criação dos filhotes.

Mamãe Sabia com larvas para alimentar seu filhote

Nenhum comentário: