terça-feira, 22 de dezembro de 2009

100 mudas de buritizeiro replantadas nas margens do Água Branca


Mudas de Buritizeiro prontas para replantio

O buriti- Mauritia flexuosa- uma das árvores nativas gigantes da Apa-Tarumã, está simplesmente desaparecendo de todas as áreas de fundo de vale da cidade de Manaus. Há pouco mais de dez anos, estas árvores eram encontradas até mesmo em áreas centrais da cidade, como por exemplo no bairro de adrianópolis.
A Apa- Tarumã ainda abriga centenas destas árvores, fundamentais para a conservação de nascentes e brejos que abastecem dezenas de igarapés que embora poluídos, ainda podem ser recuperados, porque recebem água nova e limpa destes mananciais estratégicos localizados nos buritizais.
Este ano em particular a fortíssima estiagem praticamente secou centenas de igarapés. Nosso Água Branca resistiu bravamente, principalmente por causa de dezenas de nascentes bem conservadas nos buritizais.
Infelizmente, na foz do Água Branca criminosos destruíram um enorme buritizal com a abertura de um ramal que provocou uma vossoroca gigante (foto já publicada no blog). Em alguns pontos intermediários do igarapé, máquinas pesadas também rasgaram as margens ciliares, para retirada de barro e provocaram novos  focos de assoreamento. Nestes locais, já identificados e mapeados por nossos seguidores, vamos iniciar em Janeiro - época de chuvas - o replantio de 100 mudas de buriti, que já estão prontas e muito viçosas.
Ao mesmo tempo estamos preparando cerca de 200 mudas de bacabeira para reflorestamento de áreas de florestas intermediárias,ou seja, locais onde a floresta ocupa encostas de barrancos com até 60 metros de altura.
Se voce ama Manaus e não quer ver nossos igarapés e árvores nobres desaparecendo, venha participar do replantio de Buritizeiros. Aguarde e divulgação do calendário em Janeiro e faça sua parte na luta pela conservação do planeta. Igarapé vivo e limpo para sempre!   

 

Nenhum comentário: